quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Maranhão realiza Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação neste sábado (19)

 A Campanha de Multivacinação vai até o dia 26 de agosto.




Acontece neste sábado (19), no Maranhão, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos municípios. Para ampliar os postos de vacinação e incentivar a população a atualizar a carteirinha, o Governo do Estado promoverá durante o Dia D ações em unidades da rede estadual de saúde e em shoppings da capital.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressalta que os municípios são protagonistas na vacinação, mas contam com o apoio da gestão do governador Carlos Brandão para a ampliação da cobertura vacinal no estado. “Estamos unidos nesta missão em prol de um objetivo em comum que é proteger a nossa população contra doenças que podem ser prevenidas com a vacinação”, destaca Tiago Fernandes.

Para o Dia D, além das Unidades Básicas de Saúde, a população poderá se vacinar nos shoppings Passeio (Cohatrac), Pátio Norte (Estrada de São José de Ribamar) e da Ilha (Maranhão Novo), das 10h às 20h; em unidades da rede estadual de saúde como as Policlínicas Vinhais, das 8h às 13h, e Cidade Operária e Vila Luizão, das 8h às 17h, e o Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, também das 8h às 17h.

“Nossa intenção é fazer um grande movimento em prol da vacinação no estado e assim melhorar os indicadores que dizem respeito à cobertura vacinal. Por isso, seguimos apoiando os municípios e incentivando, de modo especial os pais ou responsáveis, a levarem as crianças para se vacinarem”, conta Mayrlan Avelar, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES.

A campanha incentiva especialmente crianças e adolescentes de 0 a 15 anos a tomarem as vacinas contra a Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, HPV; dT, Febre Amarela; Hepatite A; Pentavalente; DTP; Poliomielite (VIP); Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica C; Meningocócica ACWY e Varicela. São disponibilizadas também as vacinas contra a Influenza e a Covid-19 (Bivalente, Coronavac, Pfizer, Janssen, Pfizer pediátrica, Baby Pfizer).

Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 18 vacinas. Todas protegem contra doenças que podem causar problemas sérios e até a morte, especialmente entre aqueles com sistema imunológico comprometido ou em desenvolvimento, como os recém-nascidos e os bebês.

No Maranhão, a Campanha de Multivacinação vai até o dia 26 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal realiza operação que investiga tráfico de drogas dentro de terra indígena no MA

Operação foi realizada dentro da Terra Indígena Bacurizinho, em Grajaú, cidade a 450 km de São Luís. Polícia Federal realiza operação de com...