quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Apagão elétrico alterou atendimento em diversos órgãos no MA: saiba como reagendar alguns serviços

Veja alguns serviços que foram alterados pela falta de energia elétrica e como o cidadão deve proceder em casos de atendimentos não realizados por causa do apagão.


No Hospital do Câncer, atendimento no setor de consultas e exames parou causado por causa do apagão em São Luís, nesta terça-feira (15/08) — Foto: Geyce Gomes/TV Mirante

O apagão que afetou o Maranhão e mais 25 estados, incluindo Distrito Federal, alterou a rotina dos maranhenses nesta terça-feira (15). Em São Luís, por exemplo, a falta de energia elétrica fez lojas interromperem o atendimento e paralisou serviços públicos.

Com as alterações na prestação de serviço, a população vai precisar reagendar alguns atendimentos.

Hospitais e Serviços de Saúde

A falta de energia elétrica, que durou cerca de sete horas no Maranhão, alterou o atendimento dos hospitais e serviços de saúde.

No caso dos serviços de urgência e emergência, eles foram mantidos por meio de geradores de energia, sendo mantido o funcionamento das UTIs e Centros Cirúrgicos.

Quanto aos serviços que foram interrompidos, eles estão sendo retomados com o restabelecimento da energia elétrica.

Já consultas, exames e procedimentos que não puderam ser realizados, eles foram reagendados.

No Shopping da Criança, unidades de São Luís e Bacabal, os atendimentos de saúde serão reagendados.

Delegacias e Serviços de Emergência

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), apesar da existência de um gerador próprio, houve interrupção nos serviços do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que abrange os serviços de emergência prestados por meio do número 190, sendo:
  • Polícia Militar
  • Polícia Civil
  • Instituto Médico Legal
  • Instituto de Criminalística
Houve interrupção, também, no serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, em decorrência da pane no serviço de telefonia.

No período da tarde, os atendimentos foram retomados.

O registro de Boletim de Ocorrência nas delegacias maranhenses também foram afetados, e estão sendo retomado gradativamente com o retorno da energia elétrica.

A orientação da SSP é a de que o registro seja realizado na Delegacia Online, por meio do endereço eletrônico: https://delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br/.

Nesta quarta-feira (16), devem ser retomados os serviços de emissão de carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Maranhão (Ident-MA).

Prossegue em funcionamento normal:

a Casa da Mulher Brasileira, com serviços de alojamento de Passagem, Plantão da DEM 24h
2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).

Viva Procon

Os atendimentos da Central, que presta serviços diversos à população, como atendimento ao consumidor, agendamento para retirada de CNH entre outros, foram retomados gradativamente na tarde desta terça.

Os cidadãos que tinham serviços agendados e perderam pela falta de luz, terão os atendimentos reagendados. O aviso do reagendamento será feito pelo e-mail cadastrado no momento do agendamento.

Detran

Os atendimentos serão retomados nesta quarta-feira (16). Quem tinha vistoria agendada para esta terça, precisa reagendar o serviço pelo site do Detran. http://www.detran.ma.gov.br/

Secretaria de Fazenda e Junta Comercial do Maranhão

Na Secretaria de Fazenda do Maranhão, os serviços foram retomados na tarde desta terça-feira (15). O atendimento ao público na Junta Comercial do Maranhão será retomado na quarta-feira (16).

Museus e Casas de Cultura

Os atendimentos foram suspensos e serão retomados na quarta-feira (16).

Escolas e Universidades

Alunos do turno matutino, que foram afetados, terão as aulas repostas sem prejuízo ao calendário escolar.

Já as aulas no turno da tarde desta terça-feira (15), foram retomadas nas unidades escolares em que o sistema de energia estava regular. Nas demais, as aulas também serão repostas.

Na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) a rotina foi mantida.

Abastecimento de Água

A Companhia de abastecimento segue monitorando os municípios maranhenses atendidos pela Caema. À medida em que o sistema de energia é retomado, o abastecimento será regularizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípio de incêndio atinge Hospital Socorrão II, em São Luís

Um princípio de incêndio atingiu na noite desse domingo (25) o Hospital Municipal de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II...