sábado, 19 de agosto de 2023

Famem diz que 30% dos municípios maranhenses não receberam o FPM

 

A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) diz que 30% das cidades maranhenses não receberam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por causa disso, esses municípios atrasaram o pagamento dos salários dos servidores.

Para tentar a liberação do recurso, prefeitos do Maranhão e de outros estados estiveram reunidos em Brasília na semana passada. O FPM é uma das principais fontes de receita das cidades, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

Os depósitos possibilitam o pagamento de despesas fundamentais para a população, como a folha de servidores e serviços de saúde. Sem este dinheiro, a economia local não gira.

“Em 2022 até esse período, apenas 88 municípios não haviam recebido emendas parlamentares individuais. Enquanto que, nesse mesmo período em 2023, mais de 2.800 municípios ainda não receberam o repasse das emendas parlamentares, agravando ainda mais a crise dos municípios brasileiros”, disse Ivo Rezende, presidente da Famem.

O Governo Federal não se manifestou sobre o atraso no pagamento do FPM.

G1ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil do MA registra 19 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

No estado como um todo, há o registro de 810 famílias alojadas em abrigos, enquanto outras 2.297 foram desalojadas de suas residências. Foto...