quinta-feira, 3 de agosto de 2023

IFMA abre inscrições para mais de 5 mil vagas para seletivo de cursos técnicos

Estão sendo oferecidas 5.610 vagas nos 29 campi da instituição para ingresso em 2024. São ofertados cursos na forma integrada ao Ensino Médio, concomitante ao Ensino Médio e subsequente ao Ensino Médio.


IFMA abre inscrições para mais de 5.000 vagas para seletivo de cursos técnicos — Foto: Flora Dolores/O Estado

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu nessa quarta-feira (2) o edital com as normas e procedimentos para a realização das inscrições, seleção e classificação dos candidatos ao processo seletivo de acesso aos cursos técnicos presenciais de nível médio com início no ano letivo de 2024.

Estão sendo ofertadas 5.610 vagas em cursos técnicos na forma integrada ao Ensino Médio, concomitante ao Ensino Médio e subsequente ao Ensino Médio.

Os cursos na forma integrada ao Ensino Médio têm duração de três anos e possibilitam ao aluno matricular-se e receber formação que reúne simultaneamente os conhecimentos das disciplinas regulares do ensino médio e as competências da educação profissional.

Nos cursos na forma concomitante ao Ensino Médio, o aluno pode cursar tanto o curso técnico escolhido no IFMA como as disciplinas do ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário.

Já nos cursos na forma subsequente ao Ensino Médio, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e precisam ter interesse em receber uma formação técnica no Instituto. Em todas as formas, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio ao concluir o curso.

Inscrições

Os interessados em participar em uma das três modalidades de cursos precisam realizar a inscrição exclusivamente pela internet, nas páginas oficiais do IFMA ou da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB), que é responsável pela execução do processo seletivo, com gestão do Departamento de Ensino Técnico (Detec/Prenae).

Os candidatos interessados em concorrer às vagas de isenção de pagamento da taxa de inscrição terão o período de 8 a 28 de agosto para realizar. Já o período de 1º de setembro a 9 de outubro é destinado às inscrições de candidatos que efetuarão o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, a qual pode ser paga até o dia 10 de outubro.

Podem requerer isenção do pagamento candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), PETI, entre outros (atendendo a disposição do Decreto Nº 11.016/2022), e for membro de família de baixa renda (Decreto Nº 83.936/79 e Lei Nº 12.799/2013).

Prova

A prova vai acontecer no próximo dia 19 de novembro, com duração de três horas tendo o seu início às 13h30. É necessário que os candidatos estejam munidos de documento de identidade (RG) original ou de documento oficial de identidade com foto que permita sua identificação pelo fiscal, além de caneta esferográfica azul ou preta transparente.

A prova vai contar com 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, cada uma delas com quatro alternativas, com uma única opção correta.

Candidatos com deficiência, enfermidade ou lactantes poderão solicitar condição especial para realização da prova, através de formulário eletrônico preenchido no ato da inscrição. Nesses casos, deve-se anexar cópia do CPF e laudo médico (especificações constantes do Edital). Além disso, é necessário informar os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança do processo seletivo.

Matrículas

As matrículas dos candidatos classificados para os cursos técnicos (formas integrada, concomitante e subsequente) poderão ser efetuadas de forma presencial nos campi e campi avançados, nos seus respectivos setores de Registro Escolar ou poderão ser solicitadas de forma on-line nos endereços eletrônicos do IFMA e da FUNETEC-PB.

A matrícula presencial ocorrerá no respectivo Campus de escolha do candidato, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis.

No dia 22 de dezembro está previsto para ser divulgado o resultado final do processo seletivo com convocação para matrículas. De 2 a 12 de janeiro de 2024, está prevista a matrícula dos candidatos classificados em primeira chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

Foto: Reprodução/Antonio Augusto/TSE O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nessa quinta-feira (18), em Brasília, o eleitorado apto a...