sábado, 5 de agosto de 2023

Ibama solicita presença da Força Nacional para auxiliar no combate a incêndios no Parque Estadual do Mirador, no MA

Operação de combate às chamas já dura três semanas no parque que é uma das mais importantes das unidades de conservação do cerrado brasileiro. Uma das preocupações, é que o incêndio atinja terras indígenas.


Equipes trabalham para controlar focos de incêndio no Parque Estadual do Mirador (MA) — Foto: Reprodução/TV Mirante/Corpo de Bombeiros

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão solicitou, neste sábado (5), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a presença da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem há três semanas, o Parque Estadual do Mirador, na região sul do estado.

Com mais de 700 mil hectares, o parque que é uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado brasileiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), a situação está sob controle, entretanto, os focos se intensificaram nos últimos dias, colocando as equipes que trabalham no local em alerta.

Ao todo, 20 brigadistas trabalham no combate aos focos de incêndio e a maioria, está presente dentro do Parque Estadual. Até o momento, 16 focos de incêndio já foram propagados.

Operação realizada no Parque Estadual do Mirador (MA) já dura três semanas. — Foto: Reprodução/TV Mirante/Corpo de Bombeiros

A superintendente do Ibama no Maranhão, Flávia Alves, explica que a principal preocupação é que o incêndio atinja uma região que compreende a Terra Indígena Porquinhos, em Mirador (MA). Ela explica que após monitoramento por imagens de satélite, foi constatado que há focos ainda não controlados na área.

"Após monitoramento, constatamos focos de incêndio florestal, ainda não controlados, no Parque Estadual do Mirador, que ao norte se sobrepõe a Terra Indígena Porquinhos. O Ibama dispõe de brigadas internas treinadas, mas devido a extensão do parque, é necessário um reforço para que o fogo não se propague pela Terra Indígena Porquinhos", explicou Flávia Alves.

Até o momento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda não se manifestou sobre o pedido.

As cidades de Mirador (MA), Balsas (MA) e Fernando Falcão (MA) estão na lista das cidades brasileiras que mais registraram focos de incêndio.

Por G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Godofredo Viana: Prefeitura implanta funcionamento 24 horas de UBS

A gestão do prefeito Sissi Viana segue inovando e ampliando os serviços de saúde no município de Godofredo Viana. A Unidade Básica de Saúde ...