domingo, 10 de março de 2019

Procuradoria processa Adriano e Sarney Filho por uso irregular de helicóptero público em campanha



A Procuradoria Geral do Maranhão (PGE) apresentou ação de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito contra o ex-ministro e hoje secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho (PV-MA), e seu filho o deputado estadual Adriano Sarney (PV-MA) por uso de um helicóptero oficial do Estado para fins pessoais e eleitorais.

Segundo o processo assinado pelo procurador Rodrigo Maia, na campanha de 2014 o filho e o neto de José Sarney (MDB-MA) usaram um helicóptero público, alugado pela Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), em transporte para eventos de campanha no interior do Estado. Na ação o procurador aponta o ato de improbidade administrativa com indícios de enriquecimento ilícito.

Ao apontar desvio de finalidade no uso da aeronave, o procurador pede a indisponibilidade dos bens do réus e o ressarcimento de R$ 686.142 mil ao cofres públicos. Solicita também que Sarney e Adriano sejam condenados à perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por até 10 anos.

“Com efeito, ficou evidenciado que os Réus, José Sarney Filho e Adriano Sarney, foram os reais beneficiários dos voos, vez que fretados e custeados com recursos estaduais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, para atender a seus interesses particulares, especificamente para deslocamentos aéreos em eventos políticos-eleitorais em diversos municípios do Estado do Maranhão”, diz trecho da ação apresentada em 18 de fevereiro.

Até o fechamento da matéria a assessoria de Sarney Filho não se pronunciou. A de Adriano prometeu que falaria com o deputado ainda na noite dessa sexta, porém, logo após apagou as mensagens no whtsapp e não mais retornou as mensagens.


Da Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...