terça-feira, 12 de março de 2019

Mais de 61 mil eleitores podem ter títulos de eleitor cancelados no Maranhão

Eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação eleitoral.

Sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) — Foto: Divulgação/TRE-MA

No Maranhão, mais de 61 mil eleitores que não votaram ou justificaram sua ausência às urnas nas últimas três eleições ou turnos, podem ter seus títulos de eleitor cancelados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), os eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação eleitoral.

Para se regularizar junto à Justiça Eleitoral, os eleitores devem procurar cartório eleitoral e estar com documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. Por conta da irregularidade, os eleitores também estarão sujeitos a pagamento de uma multa.

Somente em São Luís, mais de 15 mil pessoas estão com a situação eleitoral irregular. A lista com os números de títulos que podem ser cancelados está disponível nos cartórios eleitorais, Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pela Ouvidoria do TRE-MA, por meio do número 0800 098 5000.

Para acessar os dados, é necessário informar o nome completo e a data de nascimento do eleitor. Os eleitores que são menores de 18 anos e maiores de 70 anos, não aparecem na lista de eleitores irregulares.

Consequências do cancelamento

O eleitor que não regularizar sua situação eleitoral pode ficar impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários caso seja funcionário público e obter alguns tipos de empréstimos.

Além disso, o cancelamento pode gerar dificuldades de investidura e nomeação em concursos públicos, renovação de matrícula em instituições de ensino fiscalizadas pelo governo Federal ou qualquer documento em repartições diplomáticas a que forem subordinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...