quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Polícia Federal fecha serrarias e apreende madeira ilegal em reservas do Maranhão

Operação aprendeu mais de 500 metros cúbicos de madeiras nobres extraídas das reservas indígenas Alto Turiaçu e Awá-Guajá.

Polícia Federal fechou serrarias e apreendeu madeira ilegal em reservas indígenas no Maranhão — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nesta quarta (31) e quinta-feira (1º) a ‘Operação Ka'apor’, que buscou interromper a extração ilegal de madeira das reservas indígenas Alto Turiaçu e Awá-Guajá, além de paralisar quatro serrarias de grande porte e um pátio de depósito de madeira que funcionavam de forma clandestina.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Histórico em Nova Conquista, no município de Zé Doca, a 173 km de São Luís. A apreensão de madeira totalizou 508,6728 metros cúbicos de madeiras nobres, como piquiarana, mirindiba, cupiúba, barrote, tatajuba, timborana, barrote e jatobá.

Mais de 500 metros cúbicos de madeiras nobres foram apreendidas em operação da Polícia Federal em Zé Doca. — Foto: Divulgação/Polícia Federal
De acordo com a PF, pelo menos sete pessoas serão indiciadas por crimes ambientais, além de furto de madeira da União, receptação na forma qualificada e formação de quadrilha. Os acusados não foram encontrados no momento da operação.

Investigações

A investigação começou no início de 2018 e também apura crimes de exportação clandestina de produtos florestais, contra a administração pública, além de lavagem de dinheiro. A Polícia Federal também informou que a investigação continuará por haver indícios do envolvimento de outras pessoas, como possivelmente empresários e políticos do Maranhão e de outros estados.

Operação da Polícia Federal fecha serrarias que extraiam madeira ilegal no Maranhão — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por G1 MA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...