quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Ministério Público cobra multa de R$ 183 mil contra a prefeitura de Barra do Corda

Quantia é referente ao não cumprimento de ação que determinava a regularização do fornecimento de merenda escolar na rede municipal de Barra do Corda.

Eric Costa é prefeito de Barra do Corda — Foto: Reprodução/TV Mirante

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou na Justiça do Maranhão com uma Ação de Execução contra a prefeitura de Barra do Corda e o prefeito, Wellrick Costa, mais conhecido como Eric Costa, que cobra uma multa prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo município em novembro de 2017.

De acordo com o MPMA, o termo assinado não foi cumprido pela prefeitura. O TAC tratava da regularização do fornecimento de merenda escolar na rede municipal de ensino e no documento, o município se comprometia a manter o programa de alimentação escolar durante todos os dias e turnos letivos, sempre entregando a quantidade de alimentos necessários toda semana.

Além disso, deveria ser disponibilizado um calendário semanal a cada escola que deveria ser assinado por um nutricionista, com opções adequadas às crianças que tivessem intolerância ou alergia alimentar. Caso as medidas fossem descumpridas, ficou estipulado multa diária de mil reais que deveria se paga pela prefeitura ou o prefeito de Barra do Corda, mas, apesar disso, o documento nunca foi regularizado.

Segundo os cálculos do MPMA, o descumprimento do TAC foi contabilizado desde 5 de fevereiro até 7 de novembro de 2018, sendo não computado os meses de novembro e dezembro de 2017, pois não havia comprovação a respeito do cumprimento do termo. Desta forma, o valor a ser pago pelo município é de R$ 183 mil e a mesma quantia deve ser paga pelo prefeito Wellrick Costa.

O Ministério Público realizou várias vistorias e verificou que em algumas escolas, os alunos continuavam sendo liberados mais cedo por falta de merenda escolar. Em outras escolas, a alimentação não seguia o cardápio e na maioria das vezes, era composta por leite com cuscuz ou suco com biscoito.

Por G1 MA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...