segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Carga de madeira irregular é apreendida em Imperatriz

A documentação da carga estava vencida e divergente do produto transportado.




A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada desse domingo (3) uma carga de madeira irregular no km 260, da BR-010, município de Imperatriz. O caminhão era conduzido por um homem de 47 anos de idade.

Em fiscalização, os policiais constataram que a carga era formada por resíduos de madeira nativa, e tinha como destino uma cerâmica no município de Imperatriz.

Ao revistarem a cabine do caminhão os policiais encontraram diversos cupons de abastecimento em um posto localizado em Itinga do Maranhão, nas datas 21, 22, 24, 25, 28, 29 e 30 de agosto de 2023. Também foram localizadas duas anotações sobre as métricas da carga em 30 de agosto de 2023.

Tais elementos indicam que desde a emissão da guia florestal no dia 21 de agosto, a mesma documentação foi utilizada em, pelo menos, cinco viagens diferentes.

Ao ser questionado sobre a situação, o condutor inicialmente alegou que o caminhão estava estacionado com a carga em Itinga do Maranhão por cerca de 12 dias. No entanto, quando confrontado com as evidências encontradas, ele mudou sua versão, afirmando que aquela era sua primeira viagem com o veículo.

Além disso, a cubagem da carga revelou que ela totalizava 29m³, um valor superior ao declarado na documentação, que indicava 25m³.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

A ocorrência foi encaminhada ao órgão ambiental competente. O caminhão e a carga permanecem retidos na Unidade Operacional de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cândido Mendes| MPF solicita auditoria no município por suposta irregularidades no Censo Escolar

A pedido do Ministério Publico Federal e da CGU, o Tribunal de Contas do Maranhão estará em Cândido Mendes realizando uma fiscalização em re...