sábado, 1 de julho de 2023

Godofredo Viana: MASA capacita profissionais em manutenção mecânica



A Mineração Aurizona, em parceria com o Senai, formou 18 alunos do curso de manutenção mecânica, através do projeto Capacitar. Os alunos, moradores de Vila Aurizona, Distrito de Godofredo Viana (MA), estão aptos à realização qualificada de manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos, conforme procedimentos técnicos e normas de qualidade, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente.

O curso teve duração de 120 horas, com aulas teóricas, no Espaço Social; e as práticas, no laboratório do alojamento da empresa. “Foram dois módulos. Um de interpretação de desenho mecânico, e o outro de manutenção mecânica industrial, que aborda conteúdos de metrologia, elementos de máquinas, segurança do trabalho e meio ambiente”, informou o professor do Senai, Carlos Braz. “Foi uma turma bastante integrada e proativa, e com a capacidade de resolução de problemas”, acrescentou o instrutor. Este foi mais um compromisso da MASA na formação de profissionais que podem atuar na manutenção de indústrias e comércios em geral.

Projeto Futebol de Rua realiza ação “Brincadeiras antigas”



Com o objetivo de resgatar as brincadeiras antigas para que não caiam no esquecimento e ainda proporcionar vários benefícios às crianças, o projeto Futebol de Rua, promoveu no mês de junho uma tarde de atividades lúdicas no Espaço Social, em Vila Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA). Cerca de 70 crianças participaram do evento, que sob supervisão do educador físico, Jalison Santos, utilizou brincadeiras como amarelinha, pula corda, jogo de queimada, futebol, dança da cadeira, pato ganso e quente-frio. Algumas já eram conhecidas pelas crianças, mas outras, foram novidade.

Segundo ele, são brincadeiras que desenvolvem muito a coordenação motora, o raciocínio lógico e a competitividade, de uma forma saudável. “Além disso, são atividades que envolvem muita criatividade e proporcionam o respeito ao próximo, responsabilidade e interação. Nos dias de hoje, muitas crianças usam mais a tecnologia, os jogos eletrônicos e de computadores, deixando os brinquedos e as brincadeiras de fora”, acrescentou o educador.

Equinox Gold Mineração Aurizona apoia 22 grupos de danças tradicionais do Maranhão



Através do Projeto Raízes, a Mineração Aurizona patrocinou 22 grupos de danças tradicionais e juninas do Maranhão. Neste ano, foram investidos mais de 80 mil reais em patrocínios contemplando um arraial e 11 escolas municipais de Godofredo Viana, além de 10 grupos de danças, sendo três de Aurizona, dois de Godofredo Viana, um de Cândido Mendes e quatro de Carutapera. Além da verba de patrocínio, a MASA também apoiou a logística dos grupos de dança para apresentações nos arraiais destes municípios.

Um dos grupos de dança apoiados pela MASA é o do Boi Esplendor de Aurizona, que desde 2008 recebe apoio do Projeto Raízes. O coordenador do grupo, Manoel Nilson Tavares, reconhece a importância do apoio aos projetos locais. “O grupo vem fazendo um grande trabalho social e cultural na comunidade de Vila Aurizona e através desse apoio estamos conseguindo envolver os jovens com a cultura do lugar”. O Projeto Raízes é uma iniciativa que visa apoiar as manifestações culturais dos municípios do entorno da MASA. A cada ano, a empresa divulga seu edital para seleção de projetos de patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF investiga desvio de R$ 5 milhões na Caixa Econômica no MA

A investigação se iniciou a partir de comunicação da própria Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/PF) A Polícia Federal deflagrou, nes...