terça-feira, 25 de julho de 2023

Cândido Mendes: Prefeitura realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Cândido Mendes realizou com sucesso a X Conferência de Assistência Social. Esse importante encontro foi convocado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – SUAS e teve como tema central: "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos" e contou com a presença de representantes do poder público e sociedade civil.

O objetivo principal da conferência foi a avaliação da política de Assistência Social e a definição de diretrizes para aprimorar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.


É fundamental destacar que as conferências possuem caráter deliberativo, o que significa que suas decisões têm extrema relevância pública e devem ser consideradas pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira como um todo. Cabe aos conselheiros estimular e fiscalizar o cumprimento das deliberações.
Durante os debates, foram discutidos cinco eixos essenciais:

Eixo 1 - Financiamento e Orçamento:

Abordou a importância do financiamento e do orçamento de natureza obrigatória como instrumentos para uma gestão comprometida e responsável dos entes federativos, garantindo os direitos socioassistenciais e contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 - Controle Social:

Enfatizou a qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas, fortalecendo a participação da população na gestão das políticas sociais.

Eixo 3 - Articulação entre Segmentos:

Discutiu maneiras de potencializar a Participação Social no SUAS, buscando a integração e colaboração entre diferentes grupos e setores da sociedade.

Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos:
Defendeu a universalização do acesso e a integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso igualitário a programas e projetos de assistência social.

Eixo 5 - Benefício e Transferência de Renda:
Destacou a importância dos benefícios socioassistenciais e do direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS, buscando assegurar o bem-estar e a dignidade de todos os indivíduos.
A secretária municipal de assistência social, Márcia Matos, enfatizou que, graças ao apoio e ao empenho da administração do gestor do municipal , José Bonifácio, nestes 74 anos Cândido Mendes, a assistência social local deu um salto significativo o que levou à transformação de vidas, devolvendo dignidade aos usuários por meio de ações, programas, serviços e benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Operação de combate ao tráfico de drogas termina com prisão, apreensão e resgate de reféns no MA

Operação aconteceu na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Detidos foram levados para Delegacia de Polícia de Santa Quitéria, onde vão perm...