sábado, 2 de junho de 2018

Com Plano Mais IDH, muitos maranhenses têm água na torneira pela primeira vez

Dia D Mais IDH: Entrega de cisternas para comunidades indígenas de Jenipapo dos Vieiras. (Foto: Divulgação)
Criado para melhorar a qualidade de vida nas 30 cidades com os índices sociais mais frágeis no Maranhão, o Plano Mais IDH vem fazendo várias obras e entregas desde 2015. Boa parte dos esforços está concentrada para levar água a quem sempre teve dificuldade de acesso a esse recurso essencial.

O Mais IDH foi lançado em 2015 pelo governador Flávio Dino e inclui ações em todas as áreas. Em relação à água, são diversas frentes. Já foram entregues, por exemplo, mais de 70 Sistemas de Abastecimento de Água. São milhares de famílias beneficiadas. E outras dezenas de sistemas estão em execução neste momento.

Rosângela dos Santos afirmou que ter água nas torneiras
é um sonho transformado em realidade.
 (Foto: Anderson Monteiro)
“Era um sonho, porque aqui a gente sempre teve dificuldade para ter água. Agora, ver que a gente pode ter água em casa é uma alegria. É um sonho que o governador Flávio Dino realizou para a gente”, contou a Rosângela dos Santos, moradora de Afonso Cunha que recebeu em fevereiro deste ano água nas torneiras.

O Plano Mais IDH também distribui cisternas para escolas de comunidades rurais e produtores de baixa renda, para que possam produzir o ano todo. Dentro das 30 cidades do IDH, quase 1.400 cisternas estão em execução, e muitas já foram inauguradas.

No início deste ano, por exemplo, foram entregues sete cisternas de 25 mil litros na aldeia Cacimba Velha, em Jenipapo dos Vieiras, a fim de garantir água para a produção de alimentos. Isso permitiu que eles passassem a produzir também no período de estiagem.

Um dos moradores da comunidade, Francisco Guajajara disse que a aldeia sofria com a dificuldade de abastecimento fazia muito tempo: “A gente andava dois quilômetros para pegar água no balde. Agora, com a cisterna, a gente tem bastante água”.

Para reduzir o problema de falta de banheiros e sanitários nas casas, estão sendo instalados mais de 700 kits sanitários nas cidades do Mais IDH.
Com Plano Mais IDH, muitos maranhenses têm água na torneira pela primeira vez. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia do Piauí encontra “super roça” com 50 mil pés de maconha no Maranhão

Policiais Civis da Delegacia Regional de Uruçuí, distante 474 Km de Teresina, localizaram, nesta terça-feira (28), uma “super” plantação de ...