sábado, 2 de junho de 2018

Com Plano Mais IDH, muitos maranhenses têm água na torneira pela primeira vez

Dia D Mais IDH: Entrega de cisternas para comunidades indígenas de Jenipapo dos Vieiras. (Foto: Divulgação)
Criado para melhorar a qualidade de vida nas 30 cidades com os índices sociais mais frágeis no Maranhão, o Plano Mais IDH vem fazendo várias obras e entregas desde 2015. Boa parte dos esforços está concentrada para levar água a quem sempre teve dificuldade de acesso a esse recurso essencial.

O Mais IDH foi lançado em 2015 pelo governador Flávio Dino e inclui ações em todas as áreas. Em relação à água, são diversas frentes. Já foram entregues, por exemplo, mais de 70 Sistemas de Abastecimento de Água. São milhares de famílias beneficiadas. E outras dezenas de sistemas estão em execução neste momento.

Rosângela dos Santos afirmou que ter água nas torneiras
é um sonho transformado em realidade.
 (Foto: Anderson Monteiro)
“Era um sonho, porque aqui a gente sempre teve dificuldade para ter água. Agora, ver que a gente pode ter água em casa é uma alegria. É um sonho que o governador Flávio Dino realizou para a gente”, contou a Rosângela dos Santos, moradora de Afonso Cunha que recebeu em fevereiro deste ano água nas torneiras.

O Plano Mais IDH também distribui cisternas para escolas de comunidades rurais e produtores de baixa renda, para que possam produzir o ano todo. Dentro das 30 cidades do IDH, quase 1.400 cisternas estão em execução, e muitas já foram inauguradas.

No início deste ano, por exemplo, foram entregues sete cisternas de 25 mil litros na aldeia Cacimba Velha, em Jenipapo dos Vieiras, a fim de garantir água para a produção de alimentos. Isso permitiu que eles passassem a produzir também no período de estiagem.

Um dos moradores da comunidade, Francisco Guajajara disse que a aldeia sofria com a dificuldade de abastecimento fazia muito tempo: “A gente andava dois quilômetros para pegar água no balde. Agora, com a cisterna, a gente tem bastante água”.

Para reduzir o problema de falta de banheiros e sanitários nas casas, estão sendo instalados mais de 700 kits sanitários nas cidades do Mais IDH.
Com Plano Mais IDH, muitos maranhenses têm água na torneira pela primeira vez. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF recupera 3 veículos durante fiscalizações no Maranhão

Veículos recuperados pela PRF (Imagem: PRF-MA) Em menos de 24 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão recuperou dois veículos ...