terça-feira, 12 de junho de 2018

IEMA chega a 14 mil alunos em unidades vocacionais e apresenta resultados a Flávio Dino

IEMA chega a 14 mil alunos em unidades vocacionais e apresenta resultados a Flávio Dino. (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Flávio Dino participou, nesta segunda-feira (11), de um encontro com supervisores e alunos dos cursos profissionalizantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no auditório do Palácio dos Leões. O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, apresentou um balanço com os dados referentes ao desempenho da instituição desde seu início de funcionamento, em 2016.

Com a temática “Do Virtual ao Real”, o balanço dos cursos profissionalizantes do IEMA deu ênfase à expansão das unidades vocacionais do Instituto, de 18 para 90 cidades maranhenses, alcançando aproximadamente 14 mil alunos de diversas regiões. Mais de 10 mil estudantes já foram certificados após a conclusão dos cursos ofertados pelas unidades de ensino profissionalizante pelo programa Bolsa Formação.
Confira a galeria de fotos do encontro clicando aqui.

O relatório apresentou também o perfil dos beneficiários das unidades vocacionais, sendo 34% de pessoas desempregadas, 30% de empregados, 43% de estudantes, 11% de estudantes que possuem nível superior e 63,3% de estudantes com diploma de conclusão do Ensino Médio.

Elogiando a atuação do IEMA, o governador Flávio Dino disse que esse é um momento especial pela concretização dos sonhos de muita gente, com a formação profissional. O encontro serviu ainda para uma reflexão sobre o direcionamento dos projetos na instituição.

“Muito bom termos este momento de avaliação, até para sabermos se estamos indo no caminho certo. Esse também é o momento de ouvir os anseios de cada comunidade. É preciso manter esse diálogo para entender a grandiosidade do projeto do IEMA”, disse o governador.

Missão 

O reitor Jhonatan Almada pontuou que o encontro visou reunir os representantes de 90 cidades do Maranhão onde o IEMA oferece cursos: “Isso significa o quanto o IEMA cumpriu com a missão que o governador nos deu, que era de democratizar a educação. E hoje, em toda região, nós temos um curso do IEMA levando educação profissional para as pessoas, ajudando a gerar emprego, renda e trabalho”.


IEMA chega a 14 mil alunos em unidades vocacionais e apresenta resultados a Flávio Dino. (Foto: Gilson Teixeira)

O coordenador da unidade vocacional do IEMA em São Mateus, Francisco Barata, disse que é um prazer participar de uma frente de trabalho que garante aprendizado e emprego para a população. “Estar aqui e saber que o governador tem investido em profissionalização em nosso município é muito empolgante. Temos vários casos de sucessos, onde tiramos os alunos da vulnerabilidade e colocamos em uma profissão”, contou.

Antonio Wilson da Silva Nascimento, de 48 anos, morador de Pedreiras, é um desses resultados positivos do curso e já expande seu trabalho no ramo de produção de massas. “Escolhi fazer o curso para aprimorar os meus conhecimentos, porque já trabalhava com massas. A equipe do IEMA de Pedreiras é muito boa, são pessoas pacientes, atenciosas e competentes. O curso foi importante, porque além de ensinar a teoria e a prática, também ensina a ter uma visão empreendedora que o mercado tanto exige. Forneço produtos como massas de pizzas, pizzas prontas, amanteigados, biscoito água e sal e pão de ló para quase todos os supermercados da cidade”, detalhou.

Ele reiterou que a região é beneficiada diretamente, pois o curso ajuda na geração de empregos e renda. “Acredito que seja esse o objetivo do Governo Flávio Dino, um governo que faz tudo para melhorar cada vez mais a realidade do nosso estado. A iniciativa do curso é importante, porque aprender é fundamental”, encerra Antonio Wilson.
IEMA chega a 14 mil alunos em unidades vocacionais e apresenta resultados a Flávio Dino. (Foto: Gilson Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...