segunda-feira, 25 de junho de 2018

Governo entrega Faróis do Saber em Codó e Caxias totalmente revitalizados nesta terça-feira (26)

Reformas duraram dois meses
e incluiu a recuperação do acervo e estrutura física.
(Foto: Divulgação)
Chegou a vez dos municípios de Caxias e Codó receberem de volta os seus Faróis do Saber completamente revitalizados. Como parte do projeto de requalificação dos 118 faróis maranhenses, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), investiu R$ 422.565,00 na restauração dos Faróis do Saber dos municípios de Codó e Caxias. A solenidade de entrega será nesta terça-feira (26). Em Codó o evento será realizado a partir das 8h30 na Avenida Cristóvão Colombo, s/n, Trizidela, e em Caxias, a partir das 14h30, na Rua Arão Reis, s/n, Pé da Ladeira.

As reformas duraram dois meses. Foram feitas restaurações no piso cerâmico, retirada e recomposição de revestimento primário, reforma da escada, com adição de escada ao topo do farol, a instalação hidro sanitária foi refeita, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, recuperação das estantes de livros e do calçamento no entorno do farol, recursos de acessibilidade (piso tátil) e instalação de ar-condicionado.

Os faróis receberam mais de 600 títulos doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Serão 310 novos livros para o farol de Caxias e 300 para o farol de Codó. Com a reforma destes dois faróis, serão 22 faróis completamente revitalizados entregues pelo Governo do Maranhão.

Em 2016, o Governo do Maranhão instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis dos Saberes que estavam desativados desde 2013 e foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.

Os faróis integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 5 de julho de 2017. Fazem parte do sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos 94 Faróis dos Saberes e bibliotecas comunitárias.

SERVIÇO

O quê: Entrega dos Faróis do Saber em Caxias e Codó.
Quando: Nesta terça-feira (26), a partir das 8h30 em Codó e das 14h30 em Caxias.
Onde: Em Codó, na Avenida Cristóvão Colombo, s/n, Trizidela; e em Caxias, na Rua Arão Reis, s/n, Pé da Ladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal realiza operação que investiga tráfico de drogas dentro de terra indígena no MA

Operação foi realizada dentro da Terra Indígena Bacurizinho, em Grajaú, cidade a 450 km de São Luís. Polícia Federal realiza operação de com...