segunda-feira, 25 de junho de 2018

Governo entrega Faróis do Saber em Codó e Caxias totalmente revitalizados nesta terça-feira (26)

Reformas duraram dois meses
e incluiu a recuperação do acervo e estrutura física.
(Foto: Divulgação)
Chegou a vez dos municípios de Caxias e Codó receberem de volta os seus Faróis do Saber completamente revitalizados. Como parte do projeto de requalificação dos 118 faróis maranhenses, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), investiu R$ 422.565,00 na restauração dos Faróis do Saber dos municípios de Codó e Caxias. A solenidade de entrega será nesta terça-feira (26). Em Codó o evento será realizado a partir das 8h30 na Avenida Cristóvão Colombo, s/n, Trizidela, e em Caxias, a partir das 14h30, na Rua Arão Reis, s/n, Pé da Ladeira.

As reformas duraram dois meses. Foram feitas restaurações no piso cerâmico, retirada e recomposição de revestimento primário, reforma da escada, com adição de escada ao topo do farol, a instalação hidro sanitária foi refeita, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, recuperação das estantes de livros e do calçamento no entorno do farol, recursos de acessibilidade (piso tátil) e instalação de ar-condicionado.

Os faróis receberam mais de 600 títulos doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Serão 310 novos livros para o farol de Caxias e 300 para o farol de Codó. Com a reforma destes dois faróis, serão 22 faróis completamente revitalizados entregues pelo Governo do Maranhão.

Em 2016, o Governo do Maranhão instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis dos Saberes que estavam desativados desde 2013 e foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.

Os faróis integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 5 de julho de 2017. Fazem parte do sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos 94 Faróis dos Saberes e bibliotecas comunitárias.

SERVIÇO

O quê: Entrega dos Faróis do Saber em Caxias e Codó.
Quando: Nesta terça-feira (26), a partir das 8h30 em Codó e das 14h30 em Caxias.
Onde: Em Codó, na Avenida Cristóvão Colombo, s/n, Trizidela; e em Caxias, na Rua Arão Reis, s/n, Pé da Ladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Postagem em destaque

Manchas de óleo chegam às praias da cidade de Tutóia

População registra manchas de óleo nas águas da cidade de Tutóia, que faz divisa com o estado do Piauí. O local onde apareceu o poluente fo...