quinta-feira, 21 de junho de 2018

Governo capacita mais de 200 gestores de Assistência Social em aplicação de recursos públicos

Mais de 200 gestores municipais participaram da capacitação. (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão capacitou mais de 200 gestores municipais de Assistência Social, que também atuam como ordenadores de despesas e gastos públicos, sobre aplicação de recursos públicos. A oficina começou no dia 18 e encerrou nesta quarta-feira (20) no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

A capacitação, que reuniu 215 gestores municipais durante os três dias, e teve como foco na gestão e aplicação dos recursos públicos, é fruto da parceria entre Escola de Governo do Maranhão (EGMA), e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Durante o primeiro dia de evento, os gestores puderam discutir e tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ducelena Martins, que atua como diretora do Fundo Nacional de Asssitência Social (FNAS).

Segundo a gestora, o norte da capacitação é explicitar aos gestores a relevância da participação coletiva na construção do Plano Plurianual (PPA), uma vez que através do Plano que as necessidades de cada município serão conhecidas, as demandas serão avaliadas e posteriormente as soluções serão implementadas.

“É essencial que os gestores consumam os conteúdos que estamos propondo e que ponham em prática em seus municípios, pois ressaltamos que os conhecimentos que englobam o processo orçamentário são fundamentais para que as políticas públicas sejam visivelmente eficazes”, argumentou Ducelena.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Codó, Agnes Oliveira, a capacitação foi extremamente válida, uma vez que a gestora teve a disposição uma gama de conhecimento que ela não dispunha e que agora poderá aplicar na sua pasta e beneficiar o município em que reside.

“Essencial e de grande valia a capacitação oferecida nesses três dias pelo Governo do Maranhão, pois aqui tive acesso a muitas informações que eu não possuía, me atualizei sobre a gestão e a consequente aplicação dos recursos públicos, por isso, avalio essa oficina como muito gratificante e benéfica para todos nós gestores municipais aqui presentes”, pontuou Agnes.

Compartilha da opinião a secretária de Assistência Social de Loreto, Socorro Bringel. A gestora comenta que após os conhecimentos adquiridos na capacitação, os gestores terão mais segurança na gestão dos recursos públicos.

“Principalmente no que se refere aos recursos federais e a sua aplicação, pois trabalhamos com responsabilidade fiscal e sabemos da importância de estar atento às normas estabelecidas, afim de cumpri-las e termos êxito em nosso trabalho em favor dos municípios maranhenses”, acrescenta Socorro Bringel.

A secretária ajunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, explicou que a capacitação é de suma importância, pois é o primeiro encontro de gestores da Assistência Social do Maranhão.

“Aqui os servidores tiveram acesso a um rol de informações preciosas sobre todo processo de gestão dos recursos cofinanciados pelo Governo federal, além de toda a política de assistência da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, todos os programas executados pela Sedes, as capacitações oferecidas, os resultados alcançados pela gestão”, disse Célia Salazar.

Conhecimento

Com carga horária de 21h, a capacitação foi destinada aos gestores de Assistência Social dos municípios, que também atuam como ordenadores de despesas e gastos públicos. Ao todo, participaram 135 municípios, com um público total de 215 servidores, entre gestores e equipe técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal realiza operação que investiga tráfico de drogas dentro de terra indígena no MA

Operação foi realizada dentro da Terra Indígena Bacurizinho, em Grajaú, cidade a 450 km de São Luís. Polícia Federal realiza operação de com...