sábado, 16 de dezembro de 2017

Gestores de municípios maranhenses comemoram entrega de instrumentos musicais

A iniciativa faz parte do programa ‘Maranhão Musical’ e amplia o acesso à formação musical em todo estado

Fonte: Sectur

Os gestores municipais presentes na solenidade de entrega de instrumentos musicais, realizada na sexta-feira, 15, na Casa do Maranhão, festejaram a iniciativa que beneficiou 52 municípios maranhenses. A ação é parte do ‘Programa Maranhão Musical’, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

“São mais de dois mil instrumentos que incentivarão a formação musical, fortalecendo a educação, cultura e cidadania em cada cidade”, afirmou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

A cidade de Lago do Junco, uma das beneficiadas com a iniciativa, investe na música e já possui sua orquestra formada por 160 alunos do ensino fundamental.

“Acredito na educação como uma forma de valorização e inclusão, e esse apoio do Governo é de fundamental importância para a continuação do projeto que, no futuro, certamente  formará seus maestros e músicos talentosos”, destacou o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca dos Santos.

A prefeita Talita Laci, do município de Raposa, região metropolitana de São Luís, elogiou a atitude do Governo. “Nós temos o projeto de formar uma banda, mas não tínhamos os instrumentos, que não são fáceis de adquirir, agora nós vamos mobilizar o grupo que aguarda por esse momento”, assegurou.

Durante a solenidade de entrega dos instrumentos foi realizada apresentação musical dos monitores capacitados pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. A ideia é que esses monitores desenvolvam seus conhecimentos junto a outros, incentivando a criação de novos talentos por meio da música.



Para o violinista Raimundo Costa, de Água Doce do Maranhão, a experiência de participar do curso oferecido pela Escola de Música do Maranhão foi extraordinária. “Juntar a prática com a teoria fez as coisas se encaixarem perfeitamente, minha formação musical veio da igreja e na cidade nós temos esse projeto de ter uma escola de música, estou ansioso para passar aos meus alunos tudo o que aprendi”, ressalta.

A Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ (Emem) também foi contemplada com kit musical contendo 100 instrumentos.

A coordenadora pedagógica da Emem, Andrea Lúcia, que na solenidade representou o diretor da escola, Manoel Mota, agradeceu o apoio e falou sobre a importância da descentralização do ensino da música.

“É um avanço esse incentivo à formação musical no estado, é um trabalho fundamental de qualificação e inclusão social através da música”, afirmou.

Municípios beneficiados com o programa:
Água Doce do Maranhão, Alcântara, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Amarante do Maranhão, Apicum Açu, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Brejo, Buriti Bravo, Cachoeira Grande, Cajapió, Cândido Mendes, Codó, Coroatá, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Gov Newton Belo, Imperatriz, João Lisboa, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões, Mirador, Mirinzal, Montes Altos, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova do Maranhão, Peritoró, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Raposa, Riachão, Ribamar Fiquene, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São José de Ribamar, São Mateus, Satubinha, Senador La Roque, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Vila Nova dos Martírios, Vitorino Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...