quarta-feira, 4 de abril de 2018

Maranhão homenageia bombeiros que vêm ajudando a salvar vidas há 30 anos

Maranhão homenageia bombeiros que vêm ajudando a salvar vidas há 30 anos. (Foto: Carlos Pereira)
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) homenageou nesta quarta-feira (4), em São Luís, os integrantes da 1ª turma da corporação que completaram 30 anos de serviços prestados à população do Estado.

“Hoje é uma data marcante, sem dúvida nenhuma. Ver os nossos companheiros que há 30 anos ingressaram na nossa instituição serem homenageados na unidade histórica do Corpo de Bombeiros, que hoje abriga o 1º Batalhão de Incêndio e foi onde eles iniciaram sua formação, é uma forma de reconhecer todo o serviço prestado à população”, conta o comandante do CBM, coronel Célio Roberto.

O tenente Atualpa Sousa destaca os investimentos
 feitos pelo Governo do Estado na instituição.
 (Foto: Carlos Pereira)
“Seguramente, cada um deles tem em suas experiências as mais variadas ocorrências e missões de que já participaram, perpetuando a mensagem do Corpo de Bombeiros, que é salvar vidas e proteger o patrimônio dos cidadãos. Cada um dos homenageados vai deixando o seu legado e a cada dia a gente vai melhorando as condições de prestação de serviço para sociedade”, afirma o comandante.

Ao todo, 67 militares que há 30 anos ingressaram na corporação receberam certificados em homenagem ao trabalho desenvolvido durante todos estes anos em salvamento, combate a incêndios e muitos serviços.

Entre eles, está o tenente do 1º Batalhão de Incêndio, Itamaracy Rio Preto, que se orgulha da carreira militar. “Todo mundo que entra no Bombeiro tem o sonho de engrandecer a corporação, de crescer dentro dela, de ajudar as pessoas, ajudar o próximo. É justamente isso de que me orgulho de ter feito nesses trinta anos de Bombeiro”, conta.

Vidas salvas

Entre as várias ações realizadas nos anos de serviço à corporação, o tenente Rio Preto destaca o salvamento realizado após um engavetamento de carro na altura da Barragem do Bacanga.

“Um dos casos que me marcaram muito foi o salvamento de um pai e seu filho de 12 anos que se envolverem num acidente de carro. Quando chegamos ao local, o pai, mesmo em situação mais grave, insistia que nós retirássemos o filho primeiro e nós conseguimos salvar os dois”, conta.

O tenente Itamaracy Rio Preto
conta que se orgulha da carreira militar.
(Foto: Carlos Pereira)
“Depois de alguns anos, os dois voltaram ao Batalhão e agradeceram por nossa ajuda. Isso nem era necessário porque fazemos o nosso papel quando saímos para alguma ocorrência, mas foi bom receber o agradecimento”, diz Rio Preto.

Outro homenageado, o tenente Atualpa Sousa destaca os investimentos feitos pelo Governo do Estado na instituição.

“Antes, há 25 anos, nós cortávamos um coqueiro, por exemplo, com um machadinho. Nós trabalhávamos com uma estrutura diferente, um material muito precário, mas hoje temos uma estrutura diferente, material operacional moderno que facilita nosso serviço de resgate em várias situações”, destaca Atualpa.

Entre os casos mais marcantes, o Tenente destaca o salvamento de crianças de uma mesma família durante um incêndio no bairro da Liberdade: “Nós conseguimos salvar as crianças mesmo com o fogo já tendo chegado à maior parte da casa. Foi uma sensação muito boa porque salvamos aquela família e a população reconheceu nosso empenho e fomos ovacionados após o salvamento”.
Corpo de Bombeiros homenageou os integrantes da 1ª turma de Bombeiros maranhenses.
 (Foto: Carlos Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...