domingo, 15 de abril de 2018

“O governo nos dá a oportunidade de realizar nosso sonho”, diz aluno do Núcleo de Educação Integral

Núcleo de Educação Integral em Barra do Corda abriu as portas neste sábado com programação recheada de atividades. (Foto: Lauro Vasconcelos)
Pedro Santos, estudante do 2° ano do Ensino Médio em Barra do Corda, é um dos 600 alunos matriculados no Núcleo de Educação Integral, construído e entregue pelo Governo do Estado como parte da política de implantação da Educação Integral no Maranhão. Neste sábado (14), a unidade, que representa um marco para a educação, iniciou suas atividades.

“Vou fazer oficina de teatro e preparatório para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] aos sábados. É algo que a gente sempre quis ter, uma estrutura perfeita e maravilhosa para, além da escola, aprofundar os estudos”, destacou Pedro Santos.

Assim como ele, estudantes do 6º ao 9º ano terão, de segunda a sexta-feira, reforço escolar de Português e Matemática, jiu-jitsu, dança, capoeira, futsal, vôlei, teatro, xadrez e dama. Já os de Ensino Médio, além dessas atividades, terão, aos sábados, Aulões do Enem, cursos de Inglês e Espanhol.
Jogadora Iziane Castro participou da aula inaugural no Núcleo, em Barra do Corda. (Foto: Lauro Vasconcelos)
Uma das professoras de língua estrangeira será Jéssica Soares Dantas Fernandes que, além disso, também atuará no núcleo do curso pré-vestibular e de dança. “Esta é uma iniciativa incrível do Governo do Estado. Nós ficamos muito contentes tanto nós professores quanto os alunos por ter um espaço amplo e diversificado para trabalhar e que os estudantes possam ter algo além da sala de aula e despertar talentos tanto na parte cognitiva quanto em práticas esportivas”, avaliou.

O núcleo de Barra do Corda é o primeiro entregue pelo governador Flávio Dino. Há outros em fase avançada das obras e conclusão dos serviços, como é o caso de Vargem Grande e Açailândia.

“Antes não tinha escola de tempo integral no Maranhão. Agora já temos 49 em todo o estado entre Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) e os Centros Educa Mais. Antes não tinha o Escola Digna. Agora tem o maior programa de investimentos educacionais que o Estado já teve”, apontou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a aula inaugural do núcleo.

O prefeito Eric Costa agradeceu ao governador Flávio Dino pelo equipamento de educação e ressaltou a importância para a população. “O núcleo será um ganho importante para os jovens de Barra do Corda”, disse.
Núcleo de Educação Integral em Barra do Corda abriu as portas neste sábado com programação recheada de atividades. (Foto: Lauro Vasconcelos)
Atividades

Durante a aula inaugural, a comunidade de Barra do Corda conheceu o cardápio de atividades do Núcleo de Educação Integral, professores e instrutores demonstraram a proposta de cada atividade a ser desenvolvida (jiu-jitsu, dança, capoeira, futsal, vôlei, teatro, xadrez e dama), oficinas sobre protagonismo juvenil, assim como palestras e atividade culturais e esportivas.

Além dessas atividades, o Núcleo, que funcionará em parceria com prefeitura municipal, também ofertará cursos para a comunidade do entorno, como é o caso das oficinas de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas Regras: Federações Partidárias estreiam nas eleições municipais de 2024

Foto Ilustração A nova legislação eleitoral, atualizada pela Resolução TSE nº 23.729/2024, estabelece as diretrizes para a seleção e inscriç...