quarta-feira, 18 de abril de 2018

Maranhão deve vacinar mais de 1,6 mil pessoas contra gripe H1N1 e H3N2

(Foto: Divulgação)
No Maranhão, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda-feira (23) e prosseguirá até 1º de junho, sendo 12 de maio, o dia “D” de mobilização. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é vacinar 1.687.524 pessoas, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação.

“Estamos avançando por todo o Maranhão com o desenvolvimento de ações na área da saúde. Com a campanha de vacinação contra a influenza, contamos com engajamento dos municípios e a participação da população. Essa é uma atividade preventiva fundamental para evitar casos graves da doença”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A vacina previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus Influenza A, e contra Influenza B. A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

“As medidas de prevenção são sempre as mais eficazes, além da vacina para os grupos prioritários. Também orientamos à população adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia e cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirar”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Maria das Graças Lírio Leite.

No total, o Ministério da Saúde (MS) vai enviar 1.858.500 doses da vacina contra influenza para o Maranhão, divididos em sete lotes.

Postos de vacinação

Para receber a imunização basta se dirigir a uma das unidades básica de saúde de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com o cartão de vacinação. Ao todo, são cerca de 1.400 salas de vacinação e 8.400 pessoas envolvidas em todo o estado. Na capital, no dia ‘D’ de vacinação, serão 71 postos, sendo 64 nas Unidades de Saúde e sete postos volantes.

Precauções

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Em caso de ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre os benefícios e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

População alvo para vacinação contra gripe
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Crianças entre 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes – deverão receber a vacina influenza em qualquer idade gestacional;
– Mulheres (puérperas) até 45 dias após parto;
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especais mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentado no ato da vacinação;
– Povos indígenas, a partir dos seis meses de idade;
– Professores das escolas públicas e privadas;
– População privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional;
– Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...