segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Agentes de Saúde Intensificam visitas domiciliares em Godofredo Viana



As visitas domiciliares realizadas pelos profissionais da Secretaria da Saúde de Godofredo Viana, tem permitido levantamento das principais demandas na área da saúde. Ao conhecer a realidade do indivíduo e da família in loco, são fortalecidos os vínculos do paciente com os profissionais.

No Brasil, o enfoque da intervenção domiciliária foi introduzido no início do século XX por meio de práticas sanitárias trazidas da Europa, em especial por Oswaldo Cruz, Emílio Ribas e Carlos Chagas.

Com a institucionalização da Estratégia Saúde da Família (ESF), o programa de atenção básica tem como principais objetivos: conhecer o domicílio para identificar fatores de risco individuais e familiares, prestar assistência ao paciente em caso de acamados, auxiliar no controle e prevenção de doenças mas principalmente atuar na prevenção e na promoção da saúde.

Para o secretário de Saúde, Emanuel Coimbra, a intenção é fortalecer ainda mais o trabalho dos agentes para que com as informações coletadas, possa ser elaborado um plano de acompanhamento específico para cada família.

Atualmente, o município de Godofredo Viana conta com trinta agentes de saúde. As visitas são mensais,em janeiro foram realizadas 2.361 visitas domiciliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal realiza operação que investiga tráfico de drogas dentro de terra indígena no MA

Operação foi realizada dentro da Terra Indígena Bacurizinho, em Grajaú, cidade a 450 km de São Luís. Polícia Federal realiza operação de com...