segunda-feira, 6 de maio de 2019

Inscrições para o Enem tem início hoje segunda-feira (06)

Foto: Reprodução

Começam nesta segunda-feira (06), a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Elas podem ser feitas até o dia 17, exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 que deve ser pago até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Depois dessa data, nenhuma informação poderá ser alterada. Com um novo sistema, esta edição dá a opção ao candidato de inserir o nome do pai e uma foto pessoal.

Quem fez todo o processo e conseguiu a gratuidade da taxa também deve entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizar a inscrição para a prova.

Outra informação importante diz respeito ao atendimento especializado. O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode utilizar as notas no Enem, por exemplo, em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil.

Os estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019 e que desejam fazer a prova como uma especie de treino devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Em 21 edições, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições. A prova avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à Educação Superior – por meio do Sisu, Prouni e Instituições Portuguesas – e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...