sábado, 6 de abril de 2019

Treze cidades maranhenses decretam situação de emergência

Foto: Reprodução

Com as fortes chuvas que vem caindo em todo Maranhão, 13 municípios já decretaram ou situação de emergência ou situação de calamidade pública.

Os números parciais do Corpo de Bombeiros apontam que nessas cidades pelo menos 700 pessoas de 200 famílias ficaram desabrigadas. É o caso de Imperatriz, segunda maior cidade do estado, que está com boa parte das áreas mais baixas submersas. Segundo a prefeitura, que decretou estado de calamidade pública, quase mil pessoas estão desabrigadas, em diversos bairros da cidade. Números constatados pelo Corpo de Bombeiros.

As chuvas provocaram também o fechamento de parte das faixas da ponte sobre o Rio Cacau, na BR 010. A cabeceira da ponte desmoronou. No sul do estado, as chuvas têm afetado cidades com históricos de enchentes, tais como Trizidela do Vale e Pedreiras.

A cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, está em estado de alerta por causa do aumento do nível do rio Itapecuru. Segundo a Defesa Civil, o rio está acima da média e em pouco tempo pode transbordar por causa da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas.

Nas margens do rio Pindaré, em Pindaré-Mirim, a 255 km da capital, o nível continua subindo por causa das fortes chuvas na região. Até o momento nenhuma família foi retirada da área mais atingida pela enchente no Rio Pindaré.
Na BR-316, na região do Alto Turiaçu, está em estado de alerta já que riachos transbordaram e está oferecendo riscos aos motoristas que passam pelo local, já que, a estrada ficou totalmente coberta pela água das chuvas.
Em Boa Vista do Gurupi, a 236 km de São Luís, a situação do rio também piorou, outras famílias tiveram que ser retirada das residências atingidas e encaminhadas para os abrigos em prédios públicos.

Algumas cidades, como Turilândia, Santa Helena e Boa Vista do Gurupi, também pedem atenção redobrada.
Na Região Metropolitana de São Luís os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar também decretaram emergência.

Via Portal Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudantes poderão checar se estão no Programa Pé-de-Meia nesta quarta-feira (20)

A partir da próxima quarta-feira, os estudantes do ensino médio da rede pública poderão verificar se foram selecionados para o programa Pé d...