terça-feira, 9 de abril de 2019

GODOFREDO VIANA | Vacinação contra a gripe inicia amanhã na rede municipal para gestantes e crianças menores de seis anos


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe irá começar nesta quarta-feira (10). A primeira fase, que será de 10 a 19 de abril, será priorizada para crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e grávidas em qualquer período gestacional. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha foi feita pela maior vulnerabilidade do grupo.

A partir do dia 22 de abril abre para os demais grupos prioritários. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.

Qual é o tipo de vacina oferecida pelo município (tri ou tetravalente)?

Trivalente. A vacina influenza trivalente está sendo utilizada no Brasil desde fevereiro de 2019 e deverá conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e dentro das especificações abaixo descritas: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09, A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

Em quantas unidades ficarão disponíveis as doses?

A vacinação acontecerá nas UBS de Aurizona,Crispiana,Bairro de Fátima,Ponta do Jardim e no Centro de Saúde Aprígio.

Quais são os grupos de risco?

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinas.

Grávidas (em qualquer período gestacional): devem apresentar carteira de pré-natal ou exame de gravidez.

Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto): devem apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

Trabalhadores da área de saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.

Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina é articulada entre o PNI e a Secretaria de Atenção a Saúde Indígena (SESAI).

Idosos (60 anos ou mais de idade): devem apresentar documento que comprove a idade.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverá ser articulados com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e secretarias estaduais de Justiça, conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverá ser articulados com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e secretarias estaduais de Justiça, conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: devem apresentar atestado médico que comprove e informe o quadro de comorbidade.

Importante,leve consigo a carteira de vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...