domingo, 6 de maio de 2018

Maranhão forma rede inédita de grandes parques para lazer e esportes

Novo cartão-postal de Balsas, Parque Centenário se torna um marco para o lazer e o esporte. (Foto: Jardel Scot)
Esporte, lazer, convivência, descanso, atividades para a terceira idade e brincadeira para as crianças. Essas são algumas das funções dos grandes espaços públicos que vêm sendo entregues pelo Governo do Maranhão desde 2015 em diversas regiões do estado. São parques, praças e outras áreas abertas para o uso diário da população.

Entre as entregas, estão, por exemplo, o Parque Centenário de Balsas, recém-inaugurado pelo governador Flávio Dino. O local abriga quadras poliesportivas, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, ciclovia, área para skate e pontos de descanso e contemplação.

Nova Beira-Rio, em Imperatriz. (Foto: Jardel Scot)
Lindaci Ribeiro tem 36 anos e vive nas proximidades do parque desde os 11 anos: “Era só mato, eu brinquei aqui. Então, ver isso hoje é incrível, é emocionante. A gente fica muito feliz porque é a realização de um sonho”.

Outra entrega foi a Nova Beira-Rio, em Imperatriz, no ano passado. A área foi totalmente revitalizada e se tornou o novo cartão-postal da região.

O local não recebia grandes obras desde 1944, quando fora inaugurado. Foram entregues melhorias como o aterro e uma lagoa artificial, construção de uma praça de eventos e contenção de erosão da margem do Rio Tocantins.

Em São Luís, foi resgatada e recuperada uma área antes abandonada: o Parque Ambiental do Itapiracó. O espaço ganhou mais de 15 praças, campos de futebol, futebol de praia e futevôlei, parquinhos infantis, circuito de skate, trilhas ecológicas, pista de cooper e áreas de estacionamento.

“O parque está sempre cheio, a população aprovou e está mais estimulada a praticar atividades. Por ser um espaço público, atende aquelas pessoas que não frequentam academia, por exemplo, democratizando o acesso à atividade física”, diz o profissional em educação física Neto Castro.

APA Itapiracó. (Foto: Divulgação)
Novas inaugurações

Nos próximos meses, quatro novos parques serão entregues pela gestão do governador Flávio Dino. O Parque Trizidela de Codó, o Parque Ambiental de Bacabeira, o Parque Ambiental de Anapurus e o Parque Estadual do Sítio do Rangedor, em São Luís, vão ampliar a rede de espaços públicos com uso diário pela população.

O governador Flávio Dino diz que “essa é a nossa concepção de valorização dos espaços públicos, democráticos, gratuitos, compreendendo que uma cidade mais humana é um direito”.

A cidade de Timon também terá um novo parque ambiental, o Sucupira, na Área de Proteção Municipal de mesmo nome. São aproximadamente 70 mil metros quadrados que terão pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, esplanada, jardins, canteiros, pergolados, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, pista de skate, praças e espelho d’água, além de recuperação da vegetação regional. O projeto está em processo licitatório.
Parque Centenário se torna o novo cartão-postal de Balsas. (Foto: Jardel Scot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovada PEC que insere Guardas Municipais no Sistema de Segurança Pública do Maranhão

(Foto: Alema) A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 004/2023, ...