terça-feira, 15 de maio de 2018

Autoridades destacam trajetória de Epitácio Cafeteira na política maranhense

Foto Reprodução: Agência Assembleia

O governador Flávio Dino, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, parlamentares, representantes de órgãos e outras lideranças que compareceram ao velório do ex-governador Epitácio Cafeteira, no plenário da Assembleia Legislativa, destacaram seu legado político e enfatizaram que o Maranhão perdeu um líder carismático e popular
Epitácio Cafeteira foi uma liderança extremamente marcante no cenário da política estadual. Sua morte abre uma lacuna, porque representa uma perda muito significativa”, disse Flávio Dino.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, disse que o Maranhão perdeu um de seus mais expressivos políticos. “Entre os políticos de sua geração, foi um dos mais expressivos líderes, sem dúvida”, afirmou.
Falando em nome da família, o empresário Fernando Sarney disse que Epitácio Cafeteira foi um destacado líder, que sempre se notabilizou por capacidade de trabalho. “Trago as condolências de toda a minha família à viúva, Isabel Cafeteira, e aos demais familiares. Quero lembrar que tive muitos bons momentos com Epitácio Cafeteira, uma figura carismática e um autêntico líder”, destacou.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, ressaltou que a figura do ex-governador Epitácio Cafeteira sempre será lembrada com carinho pelo povo do Maranhão. “Ele foi um autêntico líder, um político que falava a linguagem do povo. Tinha um jeito próprio de se comunicar com as massas e sua morte abre uma grande lacuna em nossa política”.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum, assegurou que o ex-governador Epitácio Cafeteira destacou-se pela capacidade de trabalho, pela inteligência e por ser um hábil articulador político, que sempre se destacou em todos os cargos que exerceu. Astro de Ogum ressaltou ainda que Epitácio Cafeteira esteve sempre em evidência na política, por conta de seu arrojado trabalho e pelo fato de ter sido o responsável pela reedição das eleições diretas para prefeitos de capitais, quando assumiu o mandato de deputado federal, ainda na década de 1960.
Presidente eleito da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020, o vereador Osmar Filho afirmou que Epitácio Cafeteira deixou uma grande lição para os políticos mais jovens, porque foi uma liderança extremamente marcante no cenário político das últimas décadas. De acordo com ele, Cafeteira esteve no centro do poder em diversas ocasiões, mas sempre em contato direto com o povo humilde. Disse ainda que sua morte deixa um vazio na cena política do Estado.
Ex-presidente da Câmara Municipal, cargo que ocupou por uma década, em cinco mandatos, o vereador Isaías Pereirinha disse ter um grande carinho pelo ex-governador Epitácio Cafeteira. “Entrei na política pelas mãos dele, porque foi ele quem me incentivou a concorrer pela primeira vez a uma vaga na Câmara Municipal, em 1992”, acrescentou.
O jornalista e historiador Benedito Buzar, atual presidente da Academia Maranhense de Letras (ACM), disse que Cafeteira foi uma marcante liderança no Maranhão. Lembrou que uma emenda de sua autoria, quando era deputado federal, em 1962, reeditou a eleição para prefeitos de capitais. “Ele apresentou a emenda e se beneficiou dela em 1965, quando se elegeu prefeito de São Luís, construindo uma sólida carreira política, que o levou, posteriormente, ao Governo do Estado e ao Senado. Foi uma figura polêmica, emblemática, e uma grande liderança”, acrescentou.
Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Nonato Lago, vice-presidente daquela corte, destacou a figura de Epitácio Cafeteira como um grande líder popular, que gostava de se misturar ao povo, decorrendo daí a sua ascensão na política estadual.
No entendimento do deputado federal Julião Amin (PDT), Cafeteira simbolizou uma geração de políticos. “Todos lembram de Cafeteira como um político muito bem-humorado e que gostava de fazer política. Esteve na oposição, virou governo e continuou destacando-se como um líder que se preocupava com os pobres, com os mais humildes. Essa era a sua marca registrada”, frisou.
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, relatou que conheceu Epitácio Cafeteira atuando como oposicionista e, posteriormente, como governador. “Estivemos juntos no Congresso e Cafeteira teve uma ativa participação na política do Estado. Deixa um grande legado e muitos ensinamentos”, salientou.
Para o ex-secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, Epitácio Cafeteira foi um político que soube captar as mensagens do povo maranhense. “Ele era dono de uma refinada ironia, de uma grande verve e foi um grande político do século”,acrescentou.
Do mesmo pensamento, compartilha o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. Ele disse que ainda era criança, quando o nome de Epitácio Cafeteira ressoava na classe política como uma grande liderança. Ele diz que todo o Maranhão lamenta a morte deste que ele considerava um destacado político.
De acordo com o ex-prefeito Tadeu Palácio, Cafeteira foi uma marca registrada na política do Maranhão, um político muito carismático e trabalhador, que consolidou seu nome pelo trabalho executado tanto na Prefeitura de São Luís, como no Governo do Estado.
Também foram ao velório os deputados federais Weverton Rocha e Juscelino Filho.
Via Blog do Minard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loteria do Maranhão é oficialmente lançada

Nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão lançou oficialmente a Loteria Estadual do Maranhão (Lotema) – serviço público gerencia...