segunda-feira, 28 de maio de 2018

Rede de hospitais regionais reforça política de atendimento médico do Maranhão

Hospital Regional de Balsas. (Foto: Divulgação)
Com a entrega à população de seis hospitais macrorregionais e regionais, nas cidades de Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz, Bacabal e Balsas, em pouco mais de três anos, Governo do Maranhão ampliou a cobertura assistencial da população, chegando a alcançar mais de 152 municípios com a nova rede de cobertura.

Já foram feitos milhões de atendimentos por esses hospitais, que reúnem mais de 500 leitos e médicos especializados em diversas áreas, o que tem fortalecido a rede de atendimento SUS no Maranhão. Os hospitais tem como foco o fortalecimento da Atenção Básica e descentralização dos serviços, fazendo com que a população não precise se deslocar para São Luís ou até outros estados para acessar alguns procedimentos de média e alta complexidade.

Uma dessas unidades é o Hospital de Balsas, entregue em setembro pelo Governo do Maranhão para atender uma região de 13 municípios, que realizando aproximadamente 3 mil atendimentos por mês e levando mais dignidade para a população, se tornou referência na região, incluindo partos, pediatria e cirurgia geral.

Do começo de sua atividade, em setembro do ano passado, até maio deste ano, o hospital já foi responsável por reduzir o número de óbitos neonatais na região e realizar três mutirões de cirurgia de diversas especialidades como catarata, hérnia, vesícula, tireóide, entre outras.

“Com a inauguração do Hospital de Balsas, a saúde da região teve um ganho muito grande. Antes, o nosso índice de mortes neonatal era de 18 a 20 crianças por mês, com um média de 8 partos por dia e uma transferência de recém-nascido por dia, mas após a inauguração a nossa meta realizada é que aumentamos a média de parto por dia de 8 para 12, reduzimos em 5% o índice de mortalidade e deixamos de ter a necessidade de transferir uma criança por dia para transferir uma criança a cada 35 dias”, conta o diretor do Hospital de Balsas, Eliabe Aguiar.

A unidade de saúde possui 4.000m² e 50 leitos disponíveis, com leitos de UTI Adulto, de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru. Além da UTI Neonatal, o Hospital de Balsas também oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia.

Mais especialidades

Além dos hospitais regionais, o Governo do Maranhão também entregou unidades inéditas e especializadas na Grande São Luís. Um dos principais exemplos é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o HTO, inaugurado em outubro no Turu, bairro da capital.

Na unidade completamente equipada com alta tecnologia para fazer cirurgias de alta complexidade, 400 operações são realizadas por mês por mês, cinco vezes mais do que na anterior.

Outra entrega importante foi a do Centro Odontológico de Crianças e Adultos (Sorrir), que passou a preencher um vazio com o atendimento especializado e tem atuado como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal.

Atenção às crianças

Outro exemplo é o Ninar, como é conhecido o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças. É um serviço único em todo o país, voltado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

A rede de atendimento especializada também passou a contar com a Casa de Apoio Ninar, que funciona na antiga Casa de Veraneio, devolvendo à população um importante prédio público que era usado para festas privadas antes de 2015.

UTI materna

Um marco importante também foi a UTI Materna do Hospital e Maternidade de Alta de Complexidade do Maranhão (antiga Marly Sarney). É a primeira do Estado voltada especificamente para o cuidado com as mães. Além disso, tem um sistema de monitoramento da situação clínica de cada paciente via celular, algo inédito na rede pública do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...