quinta-feira, 3 de maio de 2018

Em comemoração aos 183 anos de Barra do Corda, governador entrega novo Sistema de Abastecimento e Ciretran

Em Barra do Corda, governador Flávio Dino inaugura
Sistema de Abastecimento de Água e Ciretran.
(Foto: Handson Chagas)
Comemorando seus 183 anos de existência, o município de Barra do Corda é presenteado com uma série de obras e serviços garantidos pelo Governo do Estado. Em agenda na cidade nesta quinta-feira, 3, o governador Flávio Dino inaugurou um novo e amplo sistema de abastecimento de água, entregou a nova sede do Ciretran e vistoriou obras em andamento do Núcleo de Educação Integral e da pavimentação da MA 012, que liga a região à cidade de São Raimundo Doca Bezerra.

A Banda Municipal abriu a solenidade com o hino municipal, em alusão ao aniversário do município. A agenda iniciou às 9h, com a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), que integra o Programa Água para Todos. Com a ação, o Governo garante água de qualidade e acessível à população de Barra do Corda.

O governador Flávio Dino destacou o avanço no abastecimento de água em Barra do Corda. “Era um sonho de muitos anos dessa população e estamos levando dignidade e saúde à casa das pessoas. Temos uma vasta agenda de obras entregues e em andamento nesta região, algumas, que foram anunciadas por outras gestões e estamos concretizando, mostrando o compromisso com a população do município”, pontuou Flávio Dino.

De imediato foi restaurado o sistema de produção e a próxima etapa será na distribuição para que a água chegue a toda cidade, explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Araújo. “Com a obra do Governo do Estado, determinada pelo governador Flávio Dino, já vamos conseguir dobrar a capacidade de produção no município”, afirma.
Em Barra do Cordao, governador Flávio Dino inaugura Sistema de Abastecimento de Água e Ciretran. (Foto: Handson Chagas)
Para operação do sistema, que contempla moradores de toda a região, foram investidos recursos de mais de R$ 2,2 milhões na instalação de 278 novas ligações domiciliares. Entre os bairros beneficiados estão a Zona Urbana – Grande Altamira, Piquizinho, Cohab, Nossa Senhora das Dores, Grande Trizidela, Incra, Tamarindo, Cerâmica e partes do Canadá – e outros.

“É uma satisfação ver essa obra concluída e sabíamos que o governador iria olhar pela nossa cidade. A importância de consolidar esse trabalho é imensurável, pois água era uma necessidade urgente da população. Só temos a agradecer todos os esforços do Governo pela nossa cidade. É um presente para nossa cidade mais uma vez receber o governador com todas essas grandes melhorias”, destacou o prefeito Eric Costa.
Em Barra do Cordao, governador Flávio Dino inaugura Sistema de Abastecimento de Água e Ciretran. (Foto: Handson Chagas)
Morador atendido com a benfeitoria, o mototaxista Nonato Araújo, enfatizou que, com o novo sistema de abastecimento tudo melhorou. “Melhora mesmo em tudo. Só em ter água em casa, já é bom demais. Poder tomar banho, fazer uma tarefa de casa sabendo que tem a reserva. É uma benção que a gente precisava demais”, disse.

O sistema de abastecimento conta, agora, com nove novos conjuntos motobomba, substituindo os antigos e aumentando o nível de abastecimento; reforma completa no sistema de captação de água bruta e da Estação de Tratamento (ETA), com novo leito filtrante, troca de registros, dentre outros; construção de nova Casa de Controle de Qualidade de Água, com laboratórios físico-química, bacteriologia e sala para operadores; e urbanização, com nova iluminação e calçamento de ruas internas da ETA/captação.

Os serviços incluíram, ainda, a substituição de todos os quadros de comando elétricos, modernizando o sistema e garantindo mais segurança aos equipamentos; reforma completa das duas Estações Elevatórias de Água Tratada; pintura de reservatórios; instalação de nova adutora de captação da ETA; manutenção preventiva e corretiva, conservação e pintura da casa de força e instalação de cinco quilômetros de extensão de rede de distribuição de água.


Em seguida, o governador entregou o novo prédio da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). A unidade foi totalmente reformada e modernizada para oferecer conforto e comodidade aos usuários e servidores. A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, avaliou a importância da unidade. “Estamos entregando esta reforma que coloca Barra do Corda como a capital do trânsito no Maranhão e sabemos do ganho desta obra para a população do município e o ganho para todo o Estado”, disse.

Em visita ao Núcleo de Educação Integral Professor Raimundo Pereira José da Silva, dando prosseguimento à agenda, o governador avaliou a etapa das obras; e vistoriou os trabalhos de infraestrutura na MA-012, integrando as ações do Mais Asfalto. “Essa via é muito significativa para nossa cidade e com essa obras, o governador já fez muito mais do que todos que passaram pelo Governo. É uma obra que está praticamente concluída e vai significar muito para a mobilidade e acesso”, disse o prefeito Eric Costa.

A estrada liga o município à São Raimundo Doca Bezerra. Na ocasião, o governador anunciou que serão executados serviços de melhorias na pavimentação de mais 10 quilômetros de vias, além de obras de drenagem.
Governador também esteve no Núcleo de Educação Integral Professor Raimundo Pereira José da Silva. (Foto: Handson Chagas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 met...