sexta-feira, 19 de abril de 2024

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade.


Como nada foi feito para conter o avanço das voçorocas, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Com as fortes chuvas que acontecem em diversos municípios do Maranhão, o fenômeno das voçorocas se intensificaram, em Buriticupu, a cerca de 400 km de São Luís. Com isso, novas erosões avançam sem controle sobre ruas e casas, formando crateras que chegam a 80 metros de profundidade.

Segundo especialistas, as crateras se formaram pela força da água das chuvas, atingindo o lençol freático e ocasionando a formação do fenômeno. Como nada foi feito para conter, no munícipio se formaram 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade.

Como as fortes chuvas continuam, as voçorocas crescem ainda mais. Diante do perigo, Deusamar e a mãe dela, de 80 anos, se encontram cercadas pelo medo de que algo pior possa acontecer. A casa delas está localizada a 6 metros de uma das crateras.

“É muito perigoso, né? A gente mora aqui perto desse buraco. De noite a gente não dorme, tanto eu, quanto minha mãe […] qualquer hora eu tenho medo de desabar isso aí”, afirma Deusamar.

Em 10 anos, 53 casas foram engolidas pelas crateras, sendo 3 só este ano. Com isso, muitas famílias estão abandonando os imóveis. Benedito, um dos moradores da região, deixou a casa no início desse mês, depois que uma cratera ficou a menos de 5 metros da sua casa. “Depois que eu saí, do início do mês pra cá, o buraco aumento demais”, afirma.

Com o avanço das erosões, cerca de 180 famílias estão na área de risco. Esse ano, o município já recebeu 3 milhões para a construção de 89 habitações para famílias desabrigadas no ano passado. Para prestar assistência aos desalojados, o prefeito da cidade, João Carlos, afirma que a construção das habitações serão feitas em breve

“O município de Buriticupu já realizou todo o processo de licitação, emitiu a ordem de serviço a empresa. Acredito que na próxima semana esses serviços já vão ser realizados, para contemplar as 89 famílias que já foram atingidas", diz o prefeito.


Por TV Mirante e g1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Godofredo Viana: Prefeitura implanta funcionamento 24 horas de UBS

A gestão do prefeito Sissi Viana segue inovando e ampliando os serviços de saúde no município de Godofredo Viana. A Unidade Básica de Saúde ...