terça-feira, 9 de abril de 2024

Godofredo Viana: Projeto da Equinox Gold busca capacitar trabalhadoras em primeiro emprego

Mineração Aurizona é a segunda unidade do grupo a adotar turmas do projeto Jovem Aprendiz exclusivas para mulheres



Em uma iniciativa de investimento no futuro e com foco na diversidade e inclusão, a Mineração Aurizona S/A (MASA), unidade da Equinox Gold no Maranhão, lançou, em parceria com o SENAI, edição especial do Projeto Jovem Aprendiz, exclusivo para mulheres. O objetivo é capacitar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, especificamente nas áreas de mecânica e eletricista industrial, abrindo portas para oportunidades em uma indústria com predominância masculina.

A edição do projeto em 2024 iniciou em março com 20 vagas exclusivas para as mulheres das comunidades de Aurizona, Barão do Pirucaua e São José, no município de Godofredo Viana (MA). Todas as jovens passaram por um processo seletivo composto por prova de português, matemática e conhecimentos gerais, além de uma dinâmica de grupo e redação. Uma vez selecionadas, seguem para as atividades nos cursos ministrados pelo SENAI, programado para iniciar em abril e com duração de um ano. O programa Jovem Aprendiz é uma colaboração entre a Equinox Gold e o SENAI associado ao compromisso com a diversidade e a inclusão.

“Ao proporcionar cursos técnicos industriais, o projeto não apenas prepara as participantes para uma carreira promissora, mas também as capacita com habilidades valiosas que são altamente demandadas no mercado de trabalho”, afirma Ana Paula Caetano, que está à frente do projeto pela área de Recursos Humanos.

O aspecto mais significativo deste projeto é o seu foco na promoção da participação feminina. “Ao desafiar as normas estabelecidas e promover a igualdade de oportunidades, a Equinox Gold abre novos horizontes para as jovens mulheres da região”, afirma Ana Paula.

Novas perspectivas
Uma das participantes do curso, Shayane Lima Costa, 19 anos, moradora de Aurizona, está bastante animada com a possibilidade de fazer o curso. “Além de poder significar o ingresso na própria empresa, o projeto por si só vai contribuir muito na nossa formação técnica e em uma nova perspectiva de trabalho no futuro”, afirma. Shayane, que terminou o ensino médio recentemente, está fazendo outro curso técnico na área de mineração, área que ela deseja ingressar em breve.

À medida que as participantes do Projeto Jovem Aprendiz avançam no curso e entram no mercado de trabalho, elas não apenas se tornam parte integrante do time da Equinox Gold, como se tornam modelos para futuras gerações de mulheres. Seu sucesso é um testemunho do poder da educação, da determinação e da inclusão, e destaca o compromisso da Equinox Gold em construir um futuro mais diverso e inclusivo.

Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foragido da justiça do Paraná é preso no interior do Maranhão

O homem é acusado pelo Poder Judiciário de participação em um homicídio. Reprodução Na última sexta-feira (24), um homem que estava foragido...