sábado, 4 de agosto de 2018

Após furto, iraniano Caucher Birkar recebe nova medalha Fields no Rio

Ele foi roubado na quarta-feira (1º), quando recebeu a medalha ao lado de outros três matemáticos na abertura do Congresso Mundial da disciplina, no Riocentro.


Caucher Birkar com nova medalha Fields que recebeu no começo da tarde deste sábado (4). (Foto: Gabriela Bridi/ GloboNews)

O matemático iraniano Caucher Birkar recebeu uma nova medalha Fieldsneste sábado (4) após ter sido furtado dentro do Riocentro, momentos após ter recebido a comenda pela primeira vez.

Durante o discurso, ele agradeceu a presença de todos e contou a sua versão dos acontecimentos.

"Muito obrigado por estarem aqui pela segunda vez nessa cerimônia. Eu estava sentado na primeira cadeira e, quando a cerimônia terminou, as pessoas vieram me dar os parabéns e eu deixei as coisas na cadeira. E então alguém veio por trás", destacou, sobre o momento que foi furtado.

A polícia já identificou dois suspeitos de terem roubado a medalha e divulgou um vídeo que seria do momento que a mochila com os pertences do matemático foi levada. Ninguém foi preso ainda.

A medalha é considerada a maior honraria da Matemática mundial e é concedida a dois, três ou quatro matemáticos com menos de 40 anos. O prêmio é distribuído a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina. A medalha Fields é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio, na última quarta (1º).


Caucher Birkar é de origem curda e foi para o Reino Unido como refugiado. Lá, ele é professor da Universidade de Cambridge.

Caucher Birkar recebe a medalha Fields pela segunda vez no Rio de Janeiro (Foto: Gabriela Bridi/ GloboNews)

Por Gabriella Bridi, GloboNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...