domingo, 26 de novembro de 2017

MP propõe intensificação de fiscalização de leis estaduais relativas a desaparecidos


O Ministério Público do Maranhão solicitou que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa intensifique a fiscalização de três leis estaduais, relativas ao desaparecimento de pessoas.
O pedido refere-se às Leis Estaduais nº 8.169/2004 (fixação de cartazes com fotos e identificação de crianças desaparecidas, em prédios dos órgãos públicos estaduais e em ônibus intermunicipais); nº 9.122/2010 (impressão de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos nas contas de água/esgoto e energia elétrica) e nº 10.077/2014 (busca imediata de pessoas desaparecidas com deficiência física ou sensorial).
A solicitação foi feita pelo promotor de justiça Márcio Thadeu Silva Marques, a pedido do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, na audiência pública realizada, em 21 de novembro, na sala das comissões da Assembleia Legislativa.
A audiência discutiu pontos relativos ao projeto de Lei n° 6.699/2009, que prevê a instituição de uma política nacional de busca dos desaparecidos e a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.
Além da intensificação da fiscalização das leis, Marques ressaltou a adesão do Ministério Público maranhense ao Termo de Cooperação que trata do Sinalid (Sistema Nacional de Localização de Desaparecidos), firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Comissão
Em resposta à solicitação do MPMA, o representante da Comissão de Segurança Pública da AL/MA, deputado estadual Cabo Campos, anunciou que vai propor a criação de uma Comissão Especial de Desaparecidos.
Como pautas para a Comissão, Marques sugeriu a criação, por meio do Conselho Estadual de Direitos Humanos, de uma política estadual de desaparecidos e a melhoria do único órgão policial especializada em localização de desaparecidos no Maranhão: o Departamento de Proteção de Pessoas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
O MPMA também propôs a emissão, pela Delegacia Geral de Polícia Civil, de instrução normativa sobre procedimentos de investigação dos casos de desaparecimento em que há indícios de prática de crime.
Outra pauta sugerida foi o atendimento especializado do Sistema Único de Assistência Social (Suas) às famílias dos desaparecidos, inclusive no encaminhamento para a prevenção ou superação de sua vulnerabilidade econômica quando o desaparecido for arrimo da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...