sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Governo realiza mutirão de cirurgias no Hospital de Câncer do Maranhão

Fonte: SES

Pacientes foram beneficiados pelo mutirão de cirurgias urológicas promovido pelo Governo do Estado no Hospital de Câncer do Maranhão. Cerca de 10 procedimentos cirúrgicos foram realizados, nesta sexta-feira (17), na unidade, como parte da campanha “Novembro Azul’, em favor da prevenção ao câncer de próstata.

“Eu comecei a sentir muita dificuldade na hora de urinar, mas achei que não era nada demais. Quando procurei um médico, já estava muito grave. Eu sei que me descuidei, que poderia até evitar a situação que estou, mas tenho muita fé em Deus que vou realizar essa cirurgia hoje e ter uma nova chance”, disse o lavrador João Fernandes, de 76 anos, antes de entrar no centro cirúrgico do Hospital de Câncer do Maranhão.

O urologista Lucio Paiva, coordenador da equipe de Urologia do Hospital de Câncer do Maranhão, explica que além das cirurgias e consultas, também foram realizadas palestras para a conscientização da população para prevenir a incidência da doença. “A equipe de seis médicos realizará até o final do mês, cerca de 40 cirurgias que provavelmente zera a nossa fila de espera”, avalia.

A cirurgia dura cerca de duas horas e o paciente fica internado por mais três dias. Após a alta é necessário um acompanhamento médico de rotina. “Os homens precisam entender que não é só câncer que mata, a pressão alta, a diabetes também são doenças que tiram a vida dos homens no Brasil, o tratamento tem que ir além e não pode ser impedido por causa do preconceito”, explicou o urologista Jorio Barros.

Mutirão de consultas 

O mutirão de consultas, que será realizado no sábado (18), deve atender cerca de 100 pacientes. Segundo o diretor clínico do Hospital de Câncer, Stênio Santos, serão oferecidas consultas urológicas e avaliação prostática para pacientes do sexo masculino, com idade a partir de 40 anos. Caso a doença seja confirmada, os pacientes serão encaminhados para procedimentos cirúrgicos e terapêuticos.

“No Novembro Azul nós intensificamos os cuidados que já oferecemos aos nossos pacientes do sexo masculino. Essa intensificação se dá pelo aumento do número de consultas e durante as campanhas de prevenção interna e externa. Os mutirões para tratamento do câncer de próstata servem principalmente para agilizar o atendimento a estes pacientes”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 met...