sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Governo lança plataforma Interativando para rede de ensino do estado

Fonte: Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação Telefônica Vivo lançaram, quinta-feira (23), o interativando, versão customizada da “Escola Digital”, plataforma de busca que reúne milhares de conteúdos pedagógicos em formato digital que agora está disponível para professores, gestores e alunos. O novo ambiente virtual beneficiará mais de 18.223 professores e aproximadamente 365 mil estudantes da rede pública estadual.

Desenvolvido para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros tipos de recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente. A plataforma beneficiará cerca de 365 mil alunos e mais de 18 mil professores da rede pública estadual, de 1.100 escolas, atendendo às atuais necessidades deste público no dia a dia, inovando e dinamizando o ensino dentro e fora da sala de aula.

“Uma plataforma muito interessante que chega para contribuir com o ensino e aprendizagem de nossos estudantes e professores. É mais uma ferramenta que vem para somar às diversas ações que estão sendo executadas na rede, a fim de melhorar os índices educacionais de nosso estado. O intuito dessa plataforma é que a escola ultrapasse os seus muros, que professores e alunos tenham bons conteúdos à disposição em uma plataforma específica para eles, que consigam acessar de onde estiverem, e assim complementem o aprendizado que tem na escola”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Educadores empolgados com a nova ferramenta
Professores, gestores e coordenadores de Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) da Seduc, que participaram do lançamento do Interativando, ficaram empolgados com a nova ferramenta que vai auxiliá-los no trabalho em sala de aula.

“É uma ferramenta a mais para auxiliar o trabalho de professores e estudantes no processo de construção do conhecimento, já que, por meio da plataforma, eles terão acesso a diversos conteúdos educacionais do mundo inteiro, trazendo isso para dentro da escola. E para os alunos que vivem esse mundo das tecnologias, o Interativando vai ser muito bem aceito”, disse Deurivan Sampaio, gestor do Centro de Ensino Liceu Maranhense.

“A gente recebe o Interativando com muita alegria e muito prazer, porque essa ferramenta vem facilitar o nosso trabalho. É um ambiente que agrega todos os conteúdos que precisamos trabalhar em sala de aula, então, isso traz satisfação e ânimo para trabalhar”, declarou Euzilene Cruz, coordenadora do NTE do município de Bacabal.

Tecnologia como aliada
Além de parceira no aprendizado, a tecnologia funciona como um instrumento importante de promoção de igualdade de oportunidades. Nesse contexto, facilita o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, apoiar alunos que querem aprofundar os estudos e familiares interessados em acompanhar a educação dos filhos.

Segundo a gerente de Projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental capaz de transformar a educação do Brasil. “A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Slemenson.

Na opinião do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, a tecnologia e o conhecimento são importantes instrumentos de transformação. “Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social exatamente como funciona a Escola Digital ao compartilhar informações e qualificar o ensino e a aprendizagem por meio de novas tecnologias”, destaca.

A diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, ressalta que a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos porque dá acesso a materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. “Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação na educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos de forma autônoma. A plataforma facilita esse processo", salienta.

Interativando 
Inteiramente gratuito, o Interativando – versão da Escola Digital no Maranhão – tem disponível 20 mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma. O portal, que está hospedado no endereço http://www.interativando.ma.gov.br/, oferece também informações sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais que podem ajudar na criação de novos objetos de aprendizagem; trabalhos com temas transversais; e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. O TIC Educa é responsável pela curadoria do conteúdo.

Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todos os componentes curriculares da educação básica, com recursos selecionados pela TIC Educa – empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras, utilizando os mais modernos recursos tecnológicos para garantir alta qualidade pedagógica e que está responsável pela curadoria do projeto Escola Digital. Além disso, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação que participaram da Rede também contribuem com novos Objetos de Aprendizagem.

Em todo o país, a Escola Digital é acessada por escolas públicas e privadas de todos as regiões do Brasil, das redes estaduais e municipais, desde 2013. Iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, é uma plataforma de busca que coloca a tecnologia como aliada do aprendizado e da igualdade de oportunidades na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...