quarta-feira, 7 de março de 2018

Saúde - Agentes de endemias iniciam levantamento do perfil da dengue em Godofredo Viana

Agentes de Saúde coletam amostras para levantamento do Lira 2018 - Fotos Neto Weba

Agentes de endemias (Funasa), iniciaram nesta segunda-feira (5) as atividades de 2018 fazendo o Levantamento de Infestação Rápida (Lira), que traça o perfil da dengue no município. O trabalho segue até esta quarta-feira (7), com visita em imóveis, detectando focos do mosquito Aedes Aegypti, traçando o perfil epidemiológico da dengue na cidade.

Feito a cada dois meses, o Lira é considerado o melhor indicador sobre o perfil epidemiológico de cada bairro, dividindo os estrados em baixo, médio e alto risco de infestação predial.

A meta é visitar cerca de 1 mil imóveis segundo o coordenador Gal Almeida, "Todos os agentes de endemias estão a partir de hoje em campo para fazer esse levantamento. A metodologia, por se tratar de um trabalho de pesquisa estatística, é visitar 1 a cada 2 imóveis, para que esse perfil seja traçado", explicou.

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também é responsável pela transmissão de outras doenças graves como a zika e a chikungunya. Godofredo Viana não registrou nenhum caso de zika em 2017.

"Estamos iniciando o período de chuvas, então é muito importante que as pessoas se conscientizem sobre os riscos dessas doenças e façam também a prevenção dentro de seus imóveis. Se cada um fizer a sua parte, teremos com certeza uma redução nos números de casos dessas doenças em Godofredo Viana", concluiu Gal.



Medidas de combate ao Aedes aegypti

Não deixar água parada em qualquer lugar que possa acumular água, inclusive casca de ovo, tampinha de garrafa, etc.
Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços ou qualquer outro tipo de reservatório de água.
Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água, não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar.
As piscinas devem ter tratamento de água com cloro. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água), mantendo-a sempre secas.
Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.
Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.
Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...