sábado, 17 de março de 2018

Governo entrega Escola Digna e Farol do Saber à população de Paulo Ramos

Escola Municipal Cantinho do Saber, entregue à população de Paulo Ramos. (Foto: Vinícius Costa)

Na sexta-feira (16), o Governo do Estado entregou à população de Paulo Ramos a Escola Digna Cantinho do Saber e o Farol Do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’. A Escola Municipal Cantinho do Saber, fica no povoado localizado à cerca de 80km da sede de Paulo Ramos, em uma região de difícil acesso, e tem cerca de 122 famílias. A inauguração da escola traz esperança e alegria à todos os moradores. “Essa escola aqui não tem nem comparação com as outras, porque, antes, as crianças estudavam em uma casinha de palha, e agora esse ano tá bom demais, ‘nós’ só espera agora tudo de bom”, afirma a avó de três crianças que vão estudar na escola nova, Marinete Pereira da Silva, 53 anos.

As crianças estudavam provisoriamente em uma escola em Assentamento, e tinham que percorrer enormes distâncias para poder estudar. “Daqui pra ir pro Assentamento é muito longe para essas crianças irem todo dia a pé. Tendo um colégio na nossa comunidade, dá ‘de’ todo mundo estudar, até os adultos à noite. E as crianças não precisam ir ‘acolá’, que é distante e não tem casa perto”, ressalta Raimunda da Silva, 23 anos que cuida dos sobrinhos.
Escola Municipal Cantinho do Saber.
Antes e depois. (Foto: Vinícius Costa)


A entrega da Escola Digna contou com a presença da deputada estadual Ana do Gás, do prefeito de Paulo Ramos, Deuzimar Serra, do secretário de Cultura e Turismo Diego Galdino e do Secretário de Educação, Felipe Camarão. “O que está acontecendo aqui hoje no Centrão é especialmente para vocês, mães, pais e crianças. O governador Flávio Dino faz acontecer enquanto muitos não fazem. Somos muito agradecidos”, disse o prefeito Deuzimar Serra.

A deputada estadual Ana do Gás, esteve presente na inauguração, e reforça o agradecimento. “Nós só temos a agradecer, porque é uma luta é grande. Esse é um verdadeiro Cantinho do Saber. Mães, como é satisfatório ver os seus filhos estudando em uma escola assim. Estou muito feliz de presenciar e apoiar todos os projetos do governador, como o Escola Digna”, ressaltou a deputada Ana do Gás.

“Estive rodando o Maranhão durante essa semana, articulando obras, vistoriando outras e agora aqui no Centrão entregamos a vocês uma Escola Digna, e quero lhes dizer que ainda vamos fazer outras escolas aqui em Paulo Ramos, em parceria com a prefeitura. Reafirmo o compromisso, carinho e atenção do governador Flávio Dino com todos vocês. Vejam esse prédio e o que está sendo entregue, é o prédio mais bonito daqui do Centrão e é uma Escola Digna, isso é muito significativo. Viva a Educação, viva o Centrão!”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Farol do Saber

Fachada do novo Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’, em Paulo Ramos. (Foto: Vinícius Costa)

Com investimento de R$ 198.456,76 o Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), realizou a revitalização do Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’ localizado no município de Paulo Ramos. A reforma que integra a ação de requalificação de todos os 118 faróis foi entregue na tarde desta sexta-feira (16).

Com duração de apenas dois meses de obras, o Farol do Saber de Paulo Ramos deverá contribuir para a criação de um ambiente confortável aos seus visitantes. Dentre as obras realizadas no local, estão a revitalização de sua estrutura física, o reforço do acervo com mais de 500 obras, a climatização e a acessibilidade.

O secretário da Sectur, Diego Galdino, disse que equipamentos culturais como os faróis dos saberes são importantíssimos para que o maranhense tenha acesso a leitura. “Ficamos felizes com a entrega de mais um Farol, esperamos que a população usufrua desse espaço que tem como objetivo incentivar a leitura e o acesso ao conhecimento. Este espaço foi pensado para atender os mais variados tipos de públicos de crianças a idosos, além de pessoas com deficiências, pois trabalhamos para que esse espaço seja acessível a todos”, ressaltou Diego Galdino.

Segundo a coordenadora do sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, a reforma do Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’ trará a população de Paulo Ramos um ambiente digno para realização de pesquisas.

“Ficamos felizes em entregar mais um Farol do Saber inteiramente reformado, um espaço novo, confortável e salubre que contribuirá para que a população de Paulo Ramos tenha acesso à leitura”, disse Aline Nascimento.

A coordenadora do Farol do Saber do município de Paulo Ramos, Francitonia de Vasconcelos, disse que o local está pronto para receber alunos de diversos áreas e segmentos. “Ficamos muito felizes com a reforma, agora temos um ambiente em que os alunos vão querer frequentar, pois o nosso acervo foi atualizado e o ambiente é extremamente agradável para quem quer colocar os seus estudos em dias”, falou a coordenadora.

Comunidade de Paulo Ramos comemora revitalização do Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’. (Foto: Vinícius Costa)

Dentre as ações de revitalizações dos Faróis do Saberes está a contratação de 94 bibliotecários para rede de Bibliotecas Faróis do Saber. O objetivo é fazer com que cada espaço possua um bibliotecário tecnicamente responsável pelo Farol.

Vitorino FreirePela manhã, o secretário de Educação, Felipe Camarão, esteve na cidade de Vitorino Freire e vistoriou duas escolas da Rede Estadual. A primeira foi o Centro de Ensino Rui Barbosa, que atende 756 alunos nos três turnos e foi reformada pela última vez em 2003. A escola é referência na região pelo número de alunos aprovados nos vestibulares todos os anos.

Na ocasião o secretário Felipe Camarão, acompanhado da prefeita Luanna Bringel, anunciou reparos na estrutura da escola. Também participou da agenda o deputado estadual Stênio Rezende.

A segunda escola visitada foi o Centro de Ensino Aparício Bandeira, que atende 512 estudantes nos três turnos e passou por uma reforma em 2005. A escola conta ainda com anexos nos povoados Juçaral dos Saraivas, Juçaral Mirim, Brejo das Flores, São João do Grajaú, Mururu e Pedra do Salgado em parceria com o município. O secretário Felipe anunciou revitalização do espaço escolar.

Além disso, foi assinado pelo secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a ordem de Serviço para a revitalização do Farol do Saber ‘Professora Olivia Tavares Pessoa’. As obras irão iniciar na próxima quarta-feira, 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...