segunda-feira, 26 de março de 2018

Governador entrega novo Berço no Itaqui

Estrutura do Berço 108, no Porto do Itaqui, dedicado a operação de combustíveis. (Foto: Erly Silva)
Nesta terça-feira (27), o governador Flávio Dino entrega oficialmente o Berço 108 e apresenta o Sistema de Combate a Incêndio do Porto do Itaqui. Participam da solenidade o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago e equipe, autoridades do Governo do Maranhão e representantes das empresas operadoras de granéis líquidos no Itaqui.

A obra de instalação do sistema de combate a incêndio do Porto do Itaqui, no valor de R$ 14,9 milhões, contempla toda a área de cais, do berço 100 até o 108, e foi planejada em duas fases de execução. A primeira, concluída em dezembro de 2017 (berços 104 a 108) e a segunda (berços 100 ao 103) tem previsão de entrega em maio deste ano. O projeto abrange instalação de alarmes, hidrantes, canhões de água, bombas de alta capacidade dentre outros equipamentos.

Com a entrada em operação do Berço 108, novo terminal de atracação de navios dedicado às operações de granéis líquidos (combustíveis), a capacidade de movimentação desse tipo de carga no Porto do Itaqui deve aumentar em 40%, o que equivale a 4 milhões de toneladas/ano.

Em 2015, no início da gestão do governador Flávio Dino, a equipe da EMAP verificou que a obra de construção do Berço 108 encontrava-se paralisada, com atraso no repasse de recursos do convênio federal. Imediatamente foi iniciado um trabalho para sanear todas as pendências, com aporte de recursos próprios, e a obra, de fundamental importância para o plano de expansão do Porto do Itaqui, foi retomada já em fevereiro de 2015.

Mais obras

O plano de investimentos da EMAP segue com outras entregas para este ano e obras a serem iniciadas. Uma das principais entregas de 2018 é o novo Terminal do Cujupe, que está sendo transformado em um equipamento multimodal com estrutura para embarque e desembarque de passageiros, terminal rodoviário, alojamento e posto da Polícia Militar (PM Box).

E devem começar ainda neste ano a construção de um novo berço, o 98, que terá capacidade de integração com os berços 99 e 100, totalizando 860 metros de cais e contribuirá para o aumento de 3,5 milhões de toneladas na movimentação portuária. O berço prevê, ainda, a integração com o sistema ferroviário, dando ao Porto do Itaqui mais competitividade em relação a outros portos da região.

Entre os investimentos privados com início de obras neste ano estão o novo terminal para carga geral, preferencialmente dedicado a celulose e papel, que terá armazém, berço e ramal ferroviário, com investimento de R$ 215 milhões, e a ampliação do Tequimar, dedicado a granel líquido. A primeira fase de expansão desse terminal (que estará concluída em 2020) prevê a construção de tancagem adicional para combustíveis, aumentando em, no mínimo, 30 mil metros cúbicos a capacidade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...