quarta-feira, 7 de março de 2018

Detran-MA e BPRv participam de Mobilização Nacional da Operação Lei Seca

Fiscalização realizada durante a Operação Lei Seca. (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em um trabalho conjunto com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRv), participa de mais uma edição da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca, marcada para este sábado (10), em todo o Brasil.

Essa já é a terceira Mobilização de 2018. No Maranhão, a Operação Lei Seca é uma ação de fiscalização ostensiva e já tirou das ruas milhares de motoristas com sinais de embriaguez ou flagrantes feitos com uso do etilômetro. De janeiro até a primeira semana de março deste ano, a Operação realizou 20.313 testes do etilômetro.

O Comandante da BPRv, tenente-coronel Augusto Magalhães, reforça que a fiscalização garante mais segurança no trânsito: “A mistura de álcool e direção é perigosa. O motorista que consome álcool e dirige um veículo coloca em risco a vida dos outros e a própria vida”.

A mobilização ocorre simultaneamente em todo o País. O esforço coletivo é uma estratégia de combate à alcoolemia no trânsito desenvolvida pelo Fórum Permanente da Operação Lei Seca, que é formado por representantes de 22 estados. O Maranhão tem como integrantes do Fórum a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, e o comandante Augusto Magalhães.

Em 2018, já foram feitos dois dias de Mobilização Nacional, gerando mais de 20 mil abordagens e quase dois mil flagrantes de alcoolemia em todo o país. Um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, mostrou que a Lei Seca já salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões à rede pública de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...