segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

MTur, ICMBio e Setur finalizam visita técnica nos Lençóis Maranhenses



Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), representantes do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou na última semana, de 19 a 23, uma visita técnica ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). A visitação foi acompanhada de perto pela secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

A atividade foi executada por meio de uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), ICMBio e Governo do Maranhão, com o objetivo de colher subsídios para elaborar um plano de ação que contemple ações de melhorias com foco no desenvolvimento do turismo do Parque Nacional e do seu entorno.

Antes dos compromissos in loco, em São Luís, houve uma reunião do grupo que desembarcou com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) e representantes de universidades.

No Parque Nacional, na terça-feira (20), as ações iniciaram pelo município de Santo Amaro, com visita aos atrativos turísticos seguida de reunião com Prefeitura e Conselho Municipal de Turismo do município (Comtur).

A parada seguinte foi em Barreirinhas, para vistoriar a ponte que está sendo construída sobre o Rio Preguiças e que deve ser entregue pelo Governo do Estado em setembro deste ano, facilitando o acesso de moradores e turistas. Depois, a comitiva se deslocou para o povoado de Atins, onde se reuniu com representantes do Comtur e lideranças comunitárias para tratar sobre diversas demandas.

Na quinta-feira, a equipe fez um levantamento técnico de atrativos turísticos do Complexo da Lagoa Bonita e Lagoa da Testa Branca, também em Barreirinhas.

As ações foram finalizadas com uma reunião com representantes da Prefeitura de Barreirinhas, da Instância de Governança Regional do Polo Lençóis e Delta (IGR), Conselho Municipal e trade turístico. Na ocasião, a comitiva ouviu as demandas dos trabalhadores que atuam no segmento do turismo.

“Foram dois dias de muito trabalho. Realizamos, juntamente com a equipe técnica do Ministério do Turismo e do ICMBio, uma importante missão para elaborar um planejamento que desenvolva o turismo nos Lençóis Maranhenses. Ouvimos e acompanhamos de perto as lideranças comunitárias, falamos sobre a atividade turística e discutimos os desafios que nos foram apresentados. Ao mesmo tempo, fizemos propostas que serão implementadas”, pontuou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Rafael Laia, gerente da Regional Nordeste do ICMBio, destacou o trabalho conjunto dos órgãos federais com o Governo do Maranhão.

“Esses dias de trabalho foram fundamentais, pois tivemos a oportunidade de visitar e fazer os levantamentos técnicos da localidade, bem como ouvir os municípios e as comunidades que vivem no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Foi um momento de escutar as comunidades e entender o que as pessoas desejam do Parque”, explicou o gerente do ICMBio.

O representante da coordenação geral de parcerias do MTur, Rafael Morgado, frisou sobre a diretriz de implantar um turismo sustentável. “Dentro e fora do parque, precisamos ouvir todos os envolvidos para que a gente possa voltar e fazer cumprir o acordo de cooperação técnica que tem o Ministério do Turismo, o ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Embratur e que prevê ações continuadas para atingir o turismo sustentável nas unidades de conservação”.

O ministro Celso Sabino (MTur) também comentou a visita técnica ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. “O turismo não tem apenas o enorme potencial de gerar renda e empregos. Realizado de forma sustentável é também potente para a manutenção e proteção das nossas belezas naturais”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil do MA registra 19 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

No estado como um todo, há o registro de 810 famílias alojadas em abrigos, enquanto outras 2.297 foram desalojadas de suas residências. Foto...