segunda-feira, 22 de novembro de 2021

INSS realizará mutirão de perícia médica e ação em Carutapera; veja se seu nome está na lista

Fachada Previdencia Social de Carutapera (Foto: Rádio Liberdade )

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizará, nos próximos dias, mutirões de Perícia Médica em quatro cidades da Região Nordeste que as agencias não dispõe deste serviço, a fim de facilitar a realização da perícia de revisão do Benefício por Incapacidade (PRBI), determinada por lei e necessária para evitar que os segurados percam o benefício.

De acordo com o INSS o objetivo do mutirão é dar oportunidade aos segurados que ainda não fizeram ou agendaram a perícia de revisão, para que não percam o benefício.

As Agências da Previdência Social, nas quais ocorrerá a ação, são: Carutapera (MA), Santana do Ipanema, Girau do Ponciano e Palmeiras dos Índios (AL), Pau dos Ferros, em Mossoró (RN), e Itabaiana, (SE). Essas ações estão sendo coordenadas pela Superintendência Regional do INSS no Nordeste.

O mutirão na agência em Carutapera acontecerá no do dia 6 de dezembro (segunda-feira) a ação é resultado da parceria entre o INSS e a Perícia Médica Federal (Ministério do Trabalho e Previdência).

Convocação

Os segurados estão sendo convocados via ligação telefônica da Central 135. É preciso ficar atento caso o cidadão resida em uma dessas localidades e possua benefício por incapacidade temporária mantido sem perícia por período superior a seis meses, e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional através do PRBI - Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade.


Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes.

Se não receber a ligação do INSS, mas estiver na lista de segurados que precisam fazer a revisão, basta agendar perícia médica pelo telefone 135, por meio do qual vai ser possível também confirmar a necessidade de realização do agendamento. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

No mês de julho, cerca de 173 mil beneficiários foram convocados através de cartas para o endereço que consta no cadastro do segurado. Já em setembro, o INSS convocou, pelo Diário Oficial da União, 95 mil segurados remanescentes que ainda não haviam agendado a perícia. E atualmente cerca de 85 mil pessoas ainda não agendaram a perícia.

Vale destacar que os segurados que ainda não agendaram poderão ter seu benefício suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...