sábado, 20 de janeiro de 2018

Governo entrega mais de 200 obras e serviços a municípios durante Dia D Mais IDH



Neste sábado (20), 13 municípios maranhenses receberam ao mesmo tempo as mais de 200 entregas de obras e oferta de serviços do Governo do Maranhão. Com a ação Dia D Mais IDH, secretários e órgãos de governo inauguraram escolas, entregaram casas, títulos de propriedades de terra, kits sanitários, além de atendimentos de saúde, emissão de documentos, feirinhas da agricultura familiar, dentre outros.

O mutirão de entregas é parte das ações integradas do Plano Mais IDH, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e que com programas de diversas outras secretarias incentiva o desenvolvimento sustentável e justiça social para os 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. 

Realizando entregas em Belágua, o secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves, explicou a importância da ação, que envolve também a iniciativa privada. “É um dia de mobilização, articulação e promoção das ações do Plano Mais IDH. Em Belágua hoje nós estamos entregando escolas, kits sanitários, kits esportivos e também sistemas simplificados de água”, destacou. 

“Especificamente aqui, é importante destacar que a escola que será entregue, a Escola Maria Vitalina é o resultado da parceria da Cemar com o Governo do Estado, diversas empresas no Maranhão atenderam ao apelo do governador e junto com o Governo do Estado estão construindo escola”, completou o secretário.

Nesta segunda edição do mutirão de entregas do Plano Mais IDH, foram beneficiados os municípios de Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Araioses, Belágua, Cajari, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto. 

Entre as entregas, estiveram duas Escolas Dignas, 46 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Meu Maranhão, ruas do Mutirão Rua Digna e Programa Mais Asfalto, kits de irrigação, Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, 95 kits sanitários, 42 títulos de propriedade de terra, kits esportivos, sementes e muito mais. 

Beneficiados

Em Santana do Maranhão, os beneficiários Raimundo Araújo e Rosa Maria moram na comunidade Bacuri. Eles foram beneficiados com uma cisterna de 24 mil litros através do programa Segunda Água. A partir dela, puderam ampliar sua produção de frango e aumentar sua renda.

“Para nós foi muito bom, a gente estava com muita dificuldade para se alimentar mesmo e agora a gente tem o que comer todo dia, tem onde buscar e sempre que alguém vem comprar, a gente vende ovos. Compramos uma chocadeira e vendemos para os nossos vizinhos também, chegou na hora certa”, declarou o agricultor. 

As ações também incluíram o lançamento de cursos de qualificação profissional, a realização da Feirinha da Agricultura Familiar e atendimentos de saúde, por meio da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e emissão de documentação básica com a carreta do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e VIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...