terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Informe Prefeitura de Godofredo Viana - Trabalhando o Presente para garantir o Futuro


Na primeira semana de 2018, mostramos para vocês algumas das principais ações do #GovernoConstruindoComoPovo realizadas em 2017. Um trabalho de muitos desafios e de grandes transformações, que a cada dia tornam nossa cidade um lugar melhor para se viver. Veja agora realizações importantes feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
- Reuniões internas para organização e planejamento de algumas ações locais;
- Campanhas sobre a conscientização do período defeso do

caranguejo uçá em duas etapas;
- Campanhas educativas sobre a campanha da fraternidade que

teve o tema Biomas Brasileiros e defesa da vida e o lema “
Cultivar e guardar a criação” buscando alertar para o cuidado da
criação, de modo especial os biomas Brasileiros, o meio ambiente e sua proteção, em escolas da rede municipal de ensino, em parceria com membros da igreja católica.

- Palestra educativa na escola estadual de ensino sobre o dia

mundial da água “ Faça uso consciente da água” onde
trabalhamos a conscientização e a importância da água sobre sua relevância para a sobrevivência dos seres vivos. Na oportunidade também debatemos com os alunos e professores presentes, a importância de utilizá-la com sabedoria e de modo sustentável evitando especialmente a contaminação e poluição assim como também o desperdício de forma a garantir a qualidade de vida para a nossa geração e para as gerações futuras.

- Apreensão de redes de pesca utilizadas ilegalmente nas

cabeceiras e estuários das entranças dos rios na comunidade de Barão do Pirucáua em parceria com membros e líderes
comunitários locais.

- Visita ao distrito de Aurizona para averiguarmos a utilização de

Zangarias e redes de pesca proibidas, conforme diversas denúncias realizadas por pescadores da região.


- Palestra em parceria com a colônia de pescadores ao povoado

Barão do Pirucáua no intuito oferecer e buscar canais de
comunicação, transmitir conhecimentos das leis ambientais, buscar parcerias na fiscalização de crimes ambientais e envolver os moradores e pescadores daquela comunidade na busca de soluções de problemas.

- Trabalho ainda em andamento, realizado em parceria com a

secretaria de obras e serviços públicos na revitalização, instalação de placas de sinalização, redutores de velocidade e conscientização ambiental no rio Samaúma.
- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Mineração Aurizona (Masa), realizam oficinas de

reciclagem em escolas da rede municipal de ensino no distrito de Aurizona, com apoio do oficineiro Rubenilson Peixoto Aguiar da cidade de Luis Domingues, onde o mesmo ensinou técnicas de reciclagem transformando materiais que iriam para o lixo em obras de arte, contando também com a participação de professores e moradores locais.

- Caminhada ecológica na semana do meio ambiente em parceria com a mineração Aurizona e as escolas municipais Iolanda Costa e Silva e Maria do Rosário aqui na sede e Izabel Andrade e Pré-escola Marlande de Oliveira Andrade no distrito de Aurizona, onde efetuamos o plantio de diversas mudas dentre elas, o Ipê, Jatobá, algumas mudas de manga, caju e ingá, onde frisamos sempre o meio ambiente como direito de ter e dever de cuidarmos.

- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o

Conselho Comunitário Pacto pela Paz, Conselho Tutelar e Policia Militar realizaram blitz educativa, com o intuito de conscientizar a população sobre o uso de capacetes, menores de 18 anos conduzindo veículos automotores, a venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, a permanência dos mesmos em ambientes festivos após as 23hs desacompanhado dos pais e na oportunidade trabalhamos as adequações de bares, clubes de festas e carros de publicidade volante, de acordo com o código de postura e a lei 338/2011 que dispõe sobre o combate a poluição sonora no âmbito do Município de Godofredo Viana.

Estaremos trabalhando muito mais em 2018, para transformar nosso município em lugar sustentável, onde todos possam viver em uma cidade, verde, limpa e consciente de seus deveres para a proteção do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 met...