sexta-feira, 16 de junho de 2023

Febre maculosa no MA: Governo prepara nota informativa para casos suspeitos

Apesar do surto em uma fazenda que acendeu o alerta no país, o Maranhão não tem casos da doença ou mortes há pelo menos cinco anos.


Carrapato-estrela é o hospedeiro da bactéria que causa a febre maculosa — Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

O surto de Febre Maculosa em uma fazenda, em Campinas (SP), reacendeu o alerta em outros estados, inclusive o Maranhão, para possíveis notificações. No entanto, a doença não é registrada no estado há pelo menos cinco anos.

CONTEXTO: nesta semana, o Instituto Adolfo Lutz confirmou que a dentista Mariana Giordano, o namorado dela, Douglas Costa, e uma jovem de 28 anos morreram por causa da Febre Maculosa. Os três estiveram em uma fazenda em Campinas que organiza grandes shows e eventos. As atividades foram suspensas.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, por conta desses últimos casos e o alerta que existe no país, está sendo elaborada uma nota informativa para os municípios maranhenses orientando sobre a conduta e o manejo da doença para casos suspeitos e confirmados.

Além disso, a secretaria afirmou que há uma vigilância epidemiológica para atuar em qualquer caso suspeito. Nesses casos, existe um protocolo e orientações para quem estiver com sintomas da doença, que são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas

No Brasil, duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa, que é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.


A prevenção da doença é baseada no impedimento do contato com o carrapato, normalmente o carrapato-estrela. Porém, caso surjam os sintomas, a orientação é ir ao hospital o mais rápido possível.

Por g1 MA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Operação de combate ao tráfico de drogas termina com prisão, apreensão e resgate de reféns no MA

Operação aconteceu na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Detidos foram levados para Delegacia de Polícia de Santa Quitéria, onde vão perm...