quarta-feira, 4 de setembro de 2019

MP pede o afastamento de vereadora com três cargos em Barra do Corda, no MA

Além de vereadora, Graça do Ivan possui dois cargos de professora, um no Estado e outro no Município.


Graça do Ivan, vereadora de Barra do Corda — Foto: Arquivo Pessoal

A 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, a 462 km de São Luís, ingressou uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra a vereadora Maria das Graças Lima Sousa, a 'Graça do Ivan'. Segundo o MP, além de atuar na Câmara Municipal, ela possui dois cargos de professora, um no Estado e outro no Município, o que é proibido pela Constituição Federal.

O caso chegou ao conhecimento do Ministério Público por meio de denúncia feita à Ouvidoria do órgão. Após ser chamada para prestar informações, o MP afirmou que Graça confirmou exercer os três cargos, recebendo todos os vencimentos. Para a vereadora, a situação não seria ilegal.

Entretanto, para o Ministério Público, Maria das Graças Sousa vem obtendo vantagem ilícita ao receber indevidamente o subsídio de vereadora (R$ 8 mil) desde janeiro de 2017, já totalizando 32 meses.

De acordo com o promotor Guaracy Martins Figueiredo, a Constituição tem por regra a impossibilidade de acumulação de cargos públicos. As exceções são dois cargos de professor, um cargo de professor e outro técnico ou científico e dois cargos da área médica, desde que haja compatibilidade de horários. O acúmulo de três cargos públicos é ilegal.

Como medida liminar, o Ministério Público requer o afastamento de Graça do Ivan do cargo de vereadora e a indisponibilidade dos bens até o valor de R$ 1.056.000,00, considerado suficiente para o ressarcimento dos valores recebidos indevidamente, além de pagamento de multa.

O G1 entrou em contato com a vereadora Graça do Ivan, mas ainda não houve retorno sobre a denúncia do Ministério Público.


Por G1 MA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geyciane Martins, desaparecida há 12 dias, é encontrada morta em Paço do Lumiar; Ex-marido é preso

Corpo estava em uma cova rasa, no quintal da própria casa. Ex-marido confessou o crime. Geyciane Martins foi morta em Novo Paço, Região Metr...