terça-feira, 19 de novembro de 2019

Manchas de óleo chegam às praias da cidade de Tutóia

População registra manchas de óleo nas águas da cidade de Tutóia, que faz divisa com o estado do Piauí. O local onde apareceu o poluente foi na Baía da Melancieira


Foto Reprodução

Localizado, a 456 quilômetros de São Luís, o município de Tutóia, que faz divisa com o estado do Piauí, registrou no último domingo (17), o aparecimento de manchas de óleo na Baía da Melancieira. As manchas de óleo foram avistadas por pescadores e pelo piloto de uma embarcação de uma pousada da cidade.

Segundo o piloto da embarcação que estava fazendo um passeio com os turistas. eles pararam para ver a revoada de guarás na localidade de Três Bocas quando perceberam a presença do óleo.

“Infelizmente a gente identificou a presença do óleo já se aproximando da cidade de Tutóia, dentro do igarapé que é um local meio parado que a gente pensou que não passaria por lá”, afirmando que tem muito óleo.

O empresário do ramo do turismo em Tutóia, Patrik Araújo, que também é Presidente da Associação do Trade Turístico de Tutóia (Atratur), afirmou que autoridades, como Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e até mesmo universidades estão sendo avisadas sobre a situação que ocorre no litoral tutoiense. De acordo com Patrick Araújo, para amenizar o impacto das manchas nas praias do município, voluntários seguem fazendo a limpeza das praias do Bairro São José, Moita Verde e Arpoador que foram atingidas pelo óleo.

Patrik Araújo ressaltou que a situação é muito preocupante, pois Tutóia depende muito da pesca, sendo uma região considerada um santuário pesqueiro, onde o camarão se destaca por ser um dos melhores do Nordeste. Além do camarão, o litoral também é conhecido por várias espécies de peixes, caranguejos, mariscos, sururu e siris que fortalece a economia local. Tutóia é a entrada do Delta do Rio Parnaíba, chamado de Delta das Américas, através da Baía de Tutóia, da Baía da Melancieira, da Baía do Cajú, e da Baía das Canárias.
Prefeitura vai instalar Comitê Gestor de Crise

Ao saber da informação que o vazamento de óleo chegou às praias do município, a prefeitura de Tutóia emitiu uma nota, informando que irá instalar, nesta semana um Comitê Gestor de Crise. O Comitê será composto com as secretarias da Prefeitura de Tutóia, Atratur e entidades representativas dos pescadores do município. 

A nota informa ainda que o prefeito Romildo do Hospital acredita que é hora de unir forças e criar estratégias para que o desastre ambiental que assolou o Nordeste seja minimizado ao chegar em Tutóia.

“O esforço concentrado e o contato permanente com o Governo do Estado, especialmente com as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Turismo, além do Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Ibama e Marinha do Brasil será importante na troca de informações e definições de ações de contenção mais efetivas”, disse o prefeito.

Por: Samartony Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça afasta secretária de saúde de Imperatriz por improbidade administrativa

Doralina Marques de Almeida foi condenada por atos dolosos durante gestão em Araioses. Foto Reprodução A cidade de Imperatriz enfrenta mais ...