Fiscalização foi realizada em plantações no município de Barão de Grajaú, que apresentaram os sintomas da 'Sigatoka Negra', fungo que tem alto poder destrutivo.
Fiscais da AGED e da Adapi participaram de ação de combate à praga da banana em Barão de Grajaú (MA) — Foto: Divulgação/Aged |
A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) realizou uma inspeção sanitária em plantações de banana em propriedades do município de Barão de Grajaú, localizado a 679 km de São Luís, por suspeita de que infecção da Sigatoka Negra, praga que afeta as plantações. A ação contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).
A ação contou com a participação de agentes da Adapi pelo fato do Piauí ser uma área livre de contaminação. A fiscalização foi realizada em plantações nos povoados de Caraíba dos Lopes e Serra Redonda que estavam sob suspeita de estar contaminadas. Ficou constatado o baixo risco de dispersão da praga por conta da localização geográfica e o tipo de exploração, para consumo próprio, já que não comércio ou intercâmbio do produto.
Agentes da Aged e da Adapi participam de fiscalização em plantações de banana que apresentaram sintomas do fungo Sigatoka Negra — Foto: Divulgação/Aged |
De acordo com a Aged, as condições climáticas atuais no estado não são favoráveis para realizar a identificação de mais plantas com sintomas, por isso, novas fiscalizações serão realizadas no período chuvoso, época quando o fungo se reproduz. A Sigatoka Negra foi identificada em 2013 e ameaça pequenos produtores.
A doença tem sido alvo de atenção da agência por ser uma doença de alto poder destrutivo por ser considerada uma Praga Quarentenária Presente, pois não está distribuída por todo o país, atinge um produto de alto valor comercial, a banana, e possui programa oficial de controle
Como identificar a Sigatoka Negra
- Descolorações ou pontuações despigmentadas (menores que 1mm), visíveis na parte inferior da folha;
- Estrias de coloração marrom-clara, com 2 a 3 mm de comprimento;
- Manchas ovais de cor marrom escura na face inferior e negra na face superior da folha;
- Estrias que se alongam e já podem ser visualizadas em ambas as faces da folha;
- Manchas com centro deprimido e de coloração branco acinzentado, que se unem em períodos favoráveis ao desenvolvimento do fungo.
Por G1 MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário