domingo, 2 de dezembro de 2018

Godofredo Viana avança na implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação


A Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria de Educação, realizou durante três dias a Consulta Publica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a contribuição do Documento Curricular do Território Maranhense. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal. O objetivo do Dia M (Mobilização/Município/Maranhão) foi entender que é essencial participar deste processo de construção de um referencial curricular que servirá as redes municipais de ensino, e suas propostas pedagógicas, com ênfase na garantia de um processo democrático e inclusivo. Foi um encontro proveitoso onde os profissionais da educação de Godofredo discutiram sobre a estrutura e as competências da BNCC.

A Base Nacional é um documento que define quais são os objetivos que os professores e coordenadores pedagógicos devem levar em conta na hora de elaborar o currículo dos ensinos infantil, fundamental e médio, tendo como objetivo as habilidades mínimas que os alunos devem desenvolver durante seu percurso na escola. A BCCN diz o que deve ser ensinado aos alunos para que tenham uma formação adequada.

“Trata-se de garantir que cada estudante, independentemente do estado ou cidade onde mora, de sua raça, gênero, orientação sexual, etnia ou condição social, tenha acesso ao mesmo conjunto de conhecimentos e de práticas culturais que são fundamentais para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, como previsto na Constituição”, destacou professora Elemquelma.


A BNCC foi homologada em 20 de dezembro de 2017, e apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.

Um comentário:

  1. Aí tem gente que não tem competência pra trabalhar na educação educação essa que não presta aqui no município de Godofredo é uma vergonha cd o dinheiro prefeito

    ResponderExcluir

Aprovada PEC que insere Guardas Municipais no Sistema de Segurança Pública do Maranhão

(Foto: Alema) A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 004/2023, ...