sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Período da piracema começa no Maranhão

Durante o período de reprodução dos peixes é considerada ilegal a comercialização dele na região do estado.




O período de piracema, conhecida por ser a época de reprodução dos peixes, teve início no Maranhão, no entanto as datas de início varia de rio para rio. Durante este período é considerada ilegal a comercialização dele.

No Rio Pindaré, situado na região do Vale do Pindaré, a proibição começou no último dia 1º de dezembro e vai até o próximo dia 30 de março de 2019. Já nos Rios Tocantins e Gurupi começou no dia 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2019. Na Bacia Hidrográfica do Parnaíba a proibição da pesca começou em 15 de novembro e segue até 16 de março de 2019.

Nos rios genuinamente maranhenses a proibição da pesca segue a mesma data do Rio Pindaré. Durante este período os pescadores só podem capturar os peixes utilizando apenas linha e anzol, vara, caniço e não podem pescar mais de cinco quilos, além de um exemplar de qualquer tamanho dentro das medidas permitidas para cada espécie. Como, por exemplo, o surubim que não pode ser capturado com menos de 50 cm.

A novidade este ano no Vale do Pindaré é que vai acontecer a fiscalização que será realizada pela Polícia Militar usando, inclusive, embarcações. A fiscalização var ser por terra para coibir o comércio ilegal dos peixes que são capturados no Rio Pindaré.

Rios genuinamente maranhenses a proibição da pesca segue de 1º de dezembro e vai até o próximo dia 30 de março de 2019 — Foto: Reprodução/TV Mirante

Por G1 MA — São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Postagem em destaque

Bandidos roubam agência do Banco do Brasil em Buriticupu após sequestro de gerente e família

O gerente do Banco do Brasil de Buriticupu e sua família passaram por uma noite de terror, segundo Tenente Coronel Nelson, comandante do 3...