terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Contos Brasileiros resgata riqueza das histórias orais do interior do Maranhão

Patrocinado pela Equinox Gold, projeto apresenta os primeiros “causos” coletados por alunos das escolas públicas do município de Godofredo Viana e que serão reunidos em um livro.



Professores que participam do projeto Contos Brasileiros em Godofredo Viana
No coração do imenso interior brasileiro, distante dos holofotes urbanos, reside um tesouro precioso que molda a identidade cultural de inúmeras comunidades e cidades pequenas: as histórias orais, narrativas
transmitidas de geração em geração que se erguem como pilares que sustentam a riqueza da diversidade cultural do Brasil.

Essas histórias – ou “causos”, como se fala no interior –, muitas vezes contadas por anciãos sábios, guardiões da memória local, transcendem o tempo e conectam os habitantes do interior com suas raízes mais profundas. São crônicas que celebram a resistência, a resiliência e a inventividade daqueles que labutam nas terras férteis e enfrentam os desafios da vida rural. Cada conto é um elo que perpetua a sabedoria popular, a língua peculiar e os valores que moldaram e continuam a moldar o tecido social do interior brasileiro.

E é com o objetivo de preservar essa memória carregada de significados e identidades que o projeto Contos Brasileiros segue dando voz a essa parcela da população muitas vezes esquecida nos rincões do nosso país.

Patrocinado pela Equinox Gold via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana e realização de Janaina Dantas Barbosa, o projeto, que está em sua segunda edição, vem percorrendo, desde outubro passado, os lares do município de Godofredo Viana, no interior do Maranhão, com o intuito de coletar esses tesouros da tradição nordestina.

No momento, cerca de cem alunos de escolas públicas da cidade, sob a supervisão de oito docentes, estão com a incumbência de coletar depoimentos dos habitantes e que servirão de base para a elaboração dos contos. E as primeiras histórias resgatadas já dão uma mostra da riqueza do material obtido. “O material que está chegando é muito interessante e dá o tom do livro ‘Assim Se Conta em Godofredo Viana’, que será repleto de histórias que exaltam as raízes e a cultura do lugar”, afirma o
coordenador do projeto, Cristiano Lopes.

O encantador de perus e Mãe D´Água

São histórias como a de Seu Vavá, conhecido como "o encantador de perus", pois os doze animais que ele criava o seguiam pelas ruas da cidade, onde quer que fosse. Ou de Dona Mundica, uma senhora idosa que jura que no seu quintal, quando criança, vivia uma criatura mítica, mulher loira, vestida de branco, que ela chama de "mãe D'Água".

Maria das Graças, mulher que vivia em um dos povoados de Godofredo Viana chamado "Areal", relata que se transformava em um animal meio porco, meio cachorro, que amedrontava a todos. Já Mãe Coelha, uma senhora centenária que era parteira e curandeira na cidade, disse que trouxe ao mundo a maior parte da população da cidade.

“Os exemplos acima são uma pequena mostra da riqueza das histórias orais de Godofredo Viana”, afirma Cristiano Lopes. De acordo com ele, as pesquisas seguem até o início do ano letivo, quando o material será entregue à equipe do projeto para que se possa iniciar a produção dos contos que irão compor o livro. Estão sendo visitados moradores da sede e dos povoados, sobretudo os mais idosos, que têm muitas histórias para contar. O projeto Contos Brasileiros tem como objetivo produzir e entregar mil livros, com suas histórias também sendo disponibilizadas em um canal no YouTube até agosto de 2024.

Sobre a Equinox Gold

A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cândido Mendes| MPF solicita auditoria no município por suposta irregularidades no Censo Escolar

A pedido do Ministério Publico Federal e da CGU, o Tribunal de Contas do Maranhão estará em Cândido Mendes realizando uma fiscalização em re...