sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Secretaria de Segurança Pública vai investigar ataque cibernético que anulou o seletivo da Secretaria de Saúde

Não se sabe ainda se foram os altos salários ou o “espírito de porco”, a motivação para os ataques cibernéticos sofridos pelo site de inscrições criado para o processo seletivo que escolheria 53 pessoas para o cargo de diretor administrativo das unidades de saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

As tentativas de fraude e anulação do seletivo foram informadas pelo gestor da pasta Carlos Lula, através das redes sociais. Ele disse também que encaminhou à Polícia Civil todas as informações para que seja aberto um inquérito para investigação do caso.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, em razão de um ataque cibernético sofrido pelo sistema de inscrições, que comprometeu a segurança dos dados, o processo dsletivo para cargo de diretor administrativo de unidades de saúde da rede estadual foi anulado. Além da anulação do certame, a SES encaminhou à Polícia Civil todas as informações para instauração do devido inquérito policial e demais providências cabíveis para apuração da criminosa tentativa de corromper o Processo Seletivo”, comunicou através do twitter Carlos Lula.

Os ataques – muito possivelmente orquestrados pela mesma pessoa ou mesmo grupo – consistia na inscrição através de CPF’s inexistentes e informações falsas no currículo.

“A tentativa de fraude se deu, a princípio, por meio da inscrição maciça de pessoas fictícias, com número de CPF inexistente. Nos últimos 4 anos, a Secretaria realizou concursos e seletivos para contratação de profissionais da saúde sem nenhum registro de tentativa de fraude”, informou Carlos Lula.

O gestor acionou também sua equipe de TI para garantir um novo sistema que garanta maior segurança ao processo.

“A reabertura do certame e a nova data para inscrições, com um novo sistema que garanta maior segurança aos dados cadastrados pelos concorrentes, serão divulgadas o mais breve possível”, informou.


Via Gilberto Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende ex-candidato a vereador por fraude a domicílio eleitoral

Imagem: Polícia Federal (PF-MA) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de ...